Como deixar a casa segura para o idoso?

Na terceira idade, os cuidados devem ser redobrados. E isso também inclui a casa. Entenda melhor a seguir!

Assim como as crianças, os idosos precisam de algumas adaptações no ambiente para tornar a casa segura. Afinal, nessa época da vida o equilíbrio e os reflexos são menores e o risco de acidentes aumenta.

Para você ter uma ideia, 1 a cada 4 idosos sofrem quedas dentro de casa. Por isso, esse é um problema real e que precisa ser combatido. Principalmente porque a expectativa de vida dos brasileiros é cada vez maior.

Além disso, uma casa adaptada contribui para a mobilidade do idoso. Com isso, ele se torna mais independente e consegue continuar realizando as atividades sozinho. E isso contribui muito para manter o bem-estar nessa fase da vida.

Veja, a seguir, o que pode ser feito na casa para que ela fique mais segura na terceira idade!

 

No quarto

É importante ter camas adaptadas para idosos. Isso significa que o colchão deve ser ideal para o peso e para a altura da pessoa, além de ter um altura que facilite sentar-se e levantar-se com segurança.

Também é importante que o local seja bem iluminado e os armários sejam fáceis de abrir e acessíveis. Ou seja, evite colocar itens importantes no alto para que o idoso não precise subir em escadas ou cadeiras.

Contar com uma mesa de cabeceira com abajur e um telefone também faz toda a diferença. Assim o idoso pode pedir ajuda caso precise de algo durante a noite.

 

No banheiro

O banheiro é um dos cômodos mais perigosos para o idoso, uma vez que as quedas costumam ser mais frequentes neste local.

É fundamental que haja um piso antiderrapante por todo o banheiro, inclusive no box. Instalar barras de apoio no chuveiro e no vaso sanitário também pode ajudar na mobilidade da pessoa.

Dê preferência ainda para os box de plástico ou outro material que não o vidro. Assim, em caso de acidentes, você evita cortes ou traumas mais profundos.

Uma boa dica é comprar chinelos especiais para idosos para evitar ainda mais as quedas.

 

Na cozinha

Outro local de grande perigo para o idoso, a cozinha também deve contar com tapetes antiderrapantes.

É importante que a bancada da pia e do fogão tenham uma boa altura para que o idoso consiga usá-las com conforto.

Tome cuidado com o gás de cozinha também. Coloque um aviso próximo a ele para lembrar a pessoa de desligá-lo quando não estiver usando.

 

Na sala e nas escadas

Quanto menos objetos as áreas comuns da casa tiverem, melhor.

Aposte em sofás confortáveis e que sejam fáceis de levantar e sentar. As estantes devem estar bem presas às paredes e o controle remoto diminui a chance de queda, já que a pessoa não precisa ficar levantando toda hora.

Os fios da casa jamais devem ficar soltos, assim como os tapetes soltos também devem ser evitados.

Instalar corrimão para idosos dos dois lados da parede ajuda a evitar quedas nas escadas. Essa área também deve ter uma boa iluminação, especialmente nos degraus.

Tenha em mente que todos esses cuidados vão ajudar o idoso a se sentir melhor na casa e a evitar acidentes tão comuns durante essa idade.

A sua casa já é adaptada com alguma dessas dicas que demos?


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!