Educação financeira para a melhor idade

Dinheiro não precisa ser um problema na terceira idade. No entanto, você precisa se preparar desde já!

Com a terceira idade e a aposentadoria, é preciso aprender a administrar as finanças novamente. Afinal, após a meia idade, a nossa vida passa por muitas mudanças. E, nem sempre, as economias são suficientes para suprir as novas necessidades e ainda viver bem.

Tenha em mente que, nesta fase da vida, as despesas com medicamentos, consultas e tratamentos aumentam consideravelmente. Além disso, o conforto se torna uma prioridade em situações como viagens e passeios.

Por isso, é importante aprender a se adaptar e a pensar desde já em como ter uma vida tranquila e estável na terceira idade!

Veja, a seguir, as dicas que separamos para ajudá-lo a economizar dinheiro sem comprometer o seu bem-estar:

 

1 – Defina as suas prioridades

O primeiro passo para uma boa administração financeira na terceira idade é equilibrar os rendimentos e as novas despesas.

Para isso, liste todos os seus gastos e classifique-os em ordem de importância. A partir daí, veja o que é superficial e, portanto, pode ser cortado ou minimizado.

Tenha em mente que os gastos com saúde vão começar a comprometer uma boa parte dos seus rendimentos. Por isso, pode ser inteligente economizar em outras áreas para não comprometer a sua qualidade de vida.

 

2 – Não tenha vergonha de negociar

Essa é uma dica para poupar dinheiro que deve ser adotada em todas as fases da vida. No momento em que for comprar algo, pesquise muito bem as opções de qualidade e de preço.

A diferença entre as lojas pode não ser muita, no entanto, essa atitude já ajuda a economizar bastante ao final do mês.

Além disso, não tenha vergonha de pedir descontos ou de negociar o valor. Especialmente se a sua compra for à vista, você pode conseguir condições melhores e fazer um uso mais inteligente do dinheiro.

 

3 – Busque investimentos

O início da vida profissional costuma ser sinônimo de fazer apostas e correr riscos. Agora, no entanto, pode ser mais inteligente optar pelo mais conservador e seguro.

Os investimentos podem se tornar uma excelente fonte para você ganhar dinheiro e complementar a renda da aposentadoria. Procure as opções com mais liquidez, assim, você pode sacar o valor em casos de emergência.

Ter uma carteira diversificada de investimentos também vai ajudá-lo a aumentar o seu patrimônio sem precisar correr grandes riscos.

 

4 – Previna-se

Pensar no futuro e estar preparado é sempre o melhor caminho. E isso vale tanto para as finanças quanto para a sua saúde.

Na terceira idade, é comum que o nosso corpo fique mais frágil e alguns problemas de saúde comecem a surgir. E, normalmente, essa costuma ser a fonte de gastos altos.

Por isso, é fundamental que você se prepare desde cedo. Leve uma vida saudável, cuide do seu corpo e da sua mente, e faça consultas e exames frequentes.

Assim, você mantém a sua saúde por mais tempo e evita os sustos ao longo do caminho.

Conte com a nossa ajuda para encontrar o melhor convênio médico para o seu momento de vida, acesse o nosso site!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!