Veja como encarar a terceira idade com a alegria e a sensação de bem-estar que esta época tão boa da vida merece!
A terceira idade é enxergada por muitos como a melhor idade. No entanto, não é incomum que as pessoas cheguem a essa fase da vida e comecem a sofrer com a depressão.
Isso pode acontecer por diversos fatores. Para alguns, é decorrente da saúde começando a se debilitar. Para outros, é o afastamento da família ou a perda dos amigos. Em muitos casos, a própria aposentadoria faz com que a vida perca um pouco do sentido, levando à doença.
Mas saiba que mesmo se as suas metas de vida já forem alcançadas, é possível estabelecer novas metas para a terceira idade.
Assim, a vida fica mais movimentada e alegre. Além disso, você não corre o risco de ver a sua renda diminuindo ou de ter muito tempo ocioso.
Quer ver algumas dicas de como planejar a vida na melhor idade? Continue com a leitura!
Aprenda coisas novas
Não existe idade certa ou errada para aprender. Quem está na terceira idade pode (e deve) aproveitar o tempo para adquirir novas habilidades e conhecimentos.
Que tal fazer aquele curso de pintura ou de gastronomia que você sempre sonhou? Pense em um tema que você gosta ou que já tenha despertado o seu interesse para pesquisar mais sobre ele.
Outra dica legal neste sentido é aprender a usar a internet e as redes sociais. Além de ser uma atividade que ajuda a manter o cérebro alerta, estar conectado é uma excelente maneira de fazer novos amigos e manter o contato com a família.
Tire um tempo para cuidar de você
Por que não aproveitar a terceira idade para cuidar mais de você e se conhecer melhor? Normalmente, conseguir deixar de lado as preocupações com os outros e com o trabalho é algo bastante libertador.
Assim, você consegue focar mais no seu bem-estar e nas suas próprias vontades. Além de cuidar mais da sua saúde e autoestima.
Esta é uma atividade que parece muito pequena ou sem importância. No entanto, os resultados dela para a nossa saúde mental e física costumam ser enormes!
Aposte em um novo negócio
Se você é daqueles que não consegue ficar parado ou sem trabalhar, que tal tirar os planos do papel e empreender?
Se sentir desafiado novamente na terceira idade pode ser uma excelente maneira de não desanimar e nem de deixar a depressão se instalar.
Você pode buscar por negócios que não tenham um risco tão alto ou que proporcionem experiências completamente diferentes das que já viveu.
O importante aqui é conseguir um trabalho com propósito e que tenha a ver com o seu novo momento de vida.
Solidão não precisa ser sinônimo de tristeza
É muito comum associarmos a solidão a tristeza. No entanto, as coisas não precisam caminhar neste sentido na terceira idade.
Aproveite o seu tempo sozinho para conhecer novos lugares, passear, assistir a filmes e ler livros que gosta.
Dedique-se a realizar pequenos sonhos que você teve que adiar ao longo da sua vida e não se cobre tanto de estar sempre acompanhado ou atarefado.
A melhor idade não recebe esse nome à toa. Se você estiver aberto a viver essa experiência, pode apostar que muitas surpresas boas vão aparecer!