Existem diferentes modalidades para contratar um plano de saúde. Conheça elas a seguir e entenda qual a melhor escolha para você e sua família!
Existem diferentes formas de contratação de um convênio médico particular. Entre elas, estão o plano de saúde individual, plano de saúde empresarial ou convênio familiar.00
A escolha da melhor opção vai depender das suas necessidades, quantidade de pessoas e uso do plano de saúde. Além disso, quem possui CNPJ deve ficar atento à categoria da empresa/ profissão do empreendedor para se filiar a sindicatos como OAB, CREF, entre outros.
Afinal, entender qual a modalidade mais adequada pode tornar a mensalidade mais barata. Além de oferecer serviços mais completos e mais segurança para a sua família.
Para ajudá-lo a entender melhor esse tema, preparamos um guia fácil sobre as características das diferentes modalidades de convênio médico particular. Conheça cada uma delas a seguir:
Plano coletivo por adesão
Nessa modalidade, o cliente contrata o plano de saúde por uma administradora junto a uma operadora de saúde. Além disso, o beneficiário terá acesso a um convênio médico de entidade de classe profissional.
Para se enquadrar nessa modalidade, é preciso ter algum vínculo com uma dessas classes ou sindicatos. Para isso, é preciso comprovar por meio de documentação específica (como diplomas ou holerites), que varia de acordo com cada entidade.
O reajuste do plano de saúde coletivo por adesão se dá anualmente. Nele, além do reajuste da própria operadora, a administradora também embute a sua participação. Dessa forma, esse reajuste acaba sendo maior do que no plano individual ou empresarial.
Por fim, nessa e na modalidade a seguir, o cliente ficará protegido pelo contrato coletivo e a operadora não poderá cancelar o plano de um cliente ou grupo familiar de forma isolada.
Plano coletivo por adesão com coparticipação
O cliente participa com uma pequena parcela do valor de alguns serviços utilizados nessa modalidade de contratação de plano de saúde. No entanto, as mensalidades são mais baratas.
Para ter acesso a esse tipo de convênio médico particular também é preciso comprovar vínculo com as entidades citadas no tópico acima. Da mesma forma, o reajuste anual se dá pelas mesmas regras e não há risco de cancelamento individual ou de um grupo familiar.
Plano de saúde com CNPJ (PME)
Existem opções de planos de saúde para pequenas e médias empresas. Para tanto, é preciso ter um CNPJ e um número mínimo de 2 vidas, podendo ser funcionários ou familiares.
O reajuste anual nessa modalidade é aplicado de acordo com as regras firmadas entre a operadora de saúde e a empresa. E, normalmente, é menor do que os planos por adesão.
Vale dizer, no entanto, que a operadora pode cancelar o plano de saúde de um cliente ou grupo familiar isoladamente a qualquer momento. Mas isso só acontece em casos de fraude, quando uma das vidas não é um funcionário da empresa, por exemplo.
Uma prática que pode acontecer, no entanto, é o reajuste aplicado ser acima da média para que o cliente não consiga fazer a migração do plano. Mas esse é um sinal vermelho de que você está contando com a ajuda da operadora errada!
Plano de saúde individual
Qualquer pessoa física pode contratar esse tipo de plano de saúde. E, quando são incluídas novas pessoas, essa modalidade é denominada como plano de saúde familiar.
A contratação ocorre diretamente entre o cliente e a operadora. Além disso, o reajuste anual é estabelecido de acordo com as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com um teto máximo de 10%.
Escolher a melhor modalidade de plano de saúde completo pode fazer toda a diferença para pagar um valor justo e ter as suas necessidades atendidas.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe a sua pergunta nos comentários para que possamos ajudá-lo! Ou ligue (11) 2091-2270.