3 principais terapias alternativas que previnem a depressão

3 principais terapias alternativas que previnem a depressão

Durante a terceira idade a depressão se torna mais recorrente, porém é preciso tomar cuidado para que ela não afete a sua qualidade de vida.

Estamos vivendo cada vez mais e em 2050 grande parte da população será composta por idosos. Este fenômeno da longevidade representa um grande avanço para a medicina e para os nossos hábitos, porém também preocupa os pesquisadores, pois a cada ano que passa, ficamos mais reclusos e predispostos a desenvolver doenças, como: ansiedade e a depressão.

Ainda não foi confirmado, mas há quem acredite  que estas doenças podem contribuir para o surgimento de quadros de demência.

Em pesquisas recentes foi constatado que os idosos estão mais predispostos a desenvolver um quadro de depressão e esta doença pode comprometer completamente o bem-estar do idoso durante a melhor idade. As causas da depressão durante a terceira idade pode variar e existem aqueles que acabam desenvolvendo a doença por não conseguir se adaptar aos efeitos do processo do envelhecimento, e quem desenvolveu a doença ao longo da vida. Contudo, das duas formas, a depressão compromete o bem-estar do idoso e pode comprometer a qualidade de vida.

Isso porque a  depressão é uma doença psiquiátrica que se caracteriza pela perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas para o paciente, alteração de humor e o crescimento do sentimento de dor e tristeza profunda.

Como identificar a depressão durante a terceira idade?

Diferente dos mais jovens, o idoso irá relatar mais problemas físicos ao invés de falar sobre sentimentos. Observe se você começou a se queixar de esquecimentos, dores no corpo, se tornou mais recluso, prefere ficar mais distante e sente dificuldade para dormir e comer.

Tem como prevenir?

É possível prevenir e minimizar os sintomas da depressão para que ela não comprometa a sua qualidade de vida durante a melhor idade. E para ajudar você, separamos 3 terapias alternativas que previnem a depressão:

1. Exercícios!
Praticar exercícios e manter o corpo em movimento ajuda a liberar um dos nossos hormônios responsáveis pela nossa sensação de prazer e bem-estar, a endorfina. Se você optar por praticar exercícios em grupo é melhor ainda, pois ajuda você a fazer novas amizades e desenvolver as suas habilidades sociais.

2. Animais de estimação 😻
A convivência com animais de estimação ajuda a criar vínculos e é um tratamento alternativo para combater a depressão.

3. Técnica Mindfulness
A técnica ajuda a trazer equilíbrio e paz interior, e consiste em ter atenção plena em algo, mas principalmente no tempo presente. Foi provado que o nosso cérebro passa 47% do tempo pensando no passado e nas possibilidades do futuro, ao invés de aproveitar e aprender com o presente. O processo de mindfulness é uma importante ferramenta terapêutica contra a depressão, pois trabalha ao lado do autoconhecimento e constrói a nossa inteligência emocional.

Alinhado com estas práticas, é importante também realizar o acompanhamento médico regular. Somente o médico especialista pode lhe dizer qual é o seu diagnóstico e o estágio do seu quadro. E para que você sempre tenha o atendimento médico à sua disposição, é importante realizar a contratação de um convênio médico, pois o plano de saúde possibilita o atendimento regular, com rapidez e tranquilidade.

Quer conhecer o plano ideal para acompanhar a sua melhor idade? Preencha os seus dados e a nossa equipe de especialistas em saúde entrará em contato com você.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!