5 Dicas para se proteger contra golpes

5 Dicas para se proteger contra golpes

Comprar pela internet tornou- se um hábito durante a pandemia, porém é preciso cuidado para não ser passado para trás.


Se você não costumava comprar as suas coisas pela internet, tenho certeza de que os seus hábitos mudaram por conta da pandemia, não é? Com o fechamento do comércio e o distanciamento social imposto pelos governantes, o mercado online recebeu um crescimento de 47%, só no primeiro semestre de 2020, porém esta facilidade também abriu portas para fraudes e golpes online.


De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), 60% das tentativas de golpes monetários foram aplicadas em idosos, durante a pandemia.

Por isso, se tornou cada vez mais importante adotar alguns cuidados básicos para não se tornar vítima dos golpistas.

Golpes mais frequentes em idosos

Os golpes e fraudes podem aparecer de diferentes formas, porém existem alguns mais recorrentes, como:

– Golpe do falso site: O ambiente online abre diversas possibilidades, porém deve-se tomar cuidado com os sites visitados, porque os estelionatários conseguem criar sites parecidos com o original. Por isso é importante se atentar a veracidade do site, o endereço da web e se os preços estão muito menores do que os de outras lojas.

– Golpe Falso Boleto: Recebeu um boleto, não solicitado, por e-mail? Não pague sem saber a origem! Sempre confira com a loja ou o estabelecimento se este boleto é realmente seu.

– Golpe cartão de crédito: Atendeu alguma ligação e recebeu a informação de que o seu cartão foi recusado em uma compra grande? Não confirme os seus dados! Ligue em seu banco e verifique se o seu cartão de crédito realmente foi utilizado.

Com atenção e calma, é fácil perceber quando uma situação se trata de um golpe ou de algo real, por isso confira as nossas 5 dicas para se proteger:

1. A confirmação de dados bancários é realizada somente quando você entra em contato com o seu banco, nunca ao contrário;

2. Não clique em links desconhecidos! Caso receba algum SMS ou e-mail informando ser do seu banco, ligue para a sua agência e questione se algo foi enviado para você;

3. Não passe a sua senha para terceiros;

4. Verifique se o site de compras é de confiança! No canto superior do campo da URL irá aparecer as informações do site, lá você conseguirá verificar a veracidade do endereço;

5. Caso receba alguma notificação sobre cartão clonado, ligue para o seu banco e verifique a informação.

Com as nossas dicas, as suas compras online vão ficar mais tranquilas e seguras. Agora compartilha com a gente, quais outras dicas você usa para se proteger.


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!