O que é medicina personalizada?

Alta tecnologia, evolução, tratamentos altamentes eficazes e personalizados para cada indivíduo. Conheça a Medicina Personalizada.

Você já parou para pensar em como será a medicina no futuro? Com a velocidade no avanço da tecnologia e nos diagnósticos, muitos profissionais apostam na Medicina Personalizada.

Com ela, os tratamentos passarão a ser individualizados. Assim, será considerado todo o histórico genético do paciente, bem como o seu estilo de vida e demais dados clínicos.

A Medicina Personalizada, com isso, conseguiria trazer um olhar mais preciso para as necessidades de cada pessoa. Dessa forma, os tratamentos seriam mais eficazes e, ao mesmo tempo, com menos efeitos colaterais.

Quer entender melhor o conceito de Medicina Personalizada e os seus benefícios? Siga com a leitura!

 

Sintomas semelhantes, doenças diferentes

Apesar de a Medicina Personalizada estar relacionada ao futuro da área, este não é um conceito novo. Afinal, não são raros os casos em que pacientes podem apresentar sintomas bastante parecidos e, ainda assim, contarem com doenças e causas diferentes.

Com isso, alguns tratamentos podem ter resultado em um grupo de pacientes, mas serem ineficazes em outros.

Além disso, o sequenciamento do DNA descoberto na virada do século 21, mostrou que o genoma humano é uma variável extremamente importante para a medicina. A partir daí, está se tornando possível a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, além da medicina regenerativa, próteses, entre outros.

Para você ter uma ideia de que a Medicina Personalizada não está tão distante assim, já é comum o desenvolvimento de próteses em impressoras 3D. Assim, é possível basear as características da prótese com as necessidades única de cada pessoa.

 

Análise genética e tratamentos

O entendimento do genoma humano também funciona como quimioterapias e radioterapias mais eficientes.

Atualmente, há um volume de possíveis curas de doenças e epidemias que podem se dar a partir do momento em que a análise genética se tornar acessível aos médicos.

Além disso, doenças como o câncer podem ter relação direta com a especificidade de cada paciente. Com isso, a cura da doença pode estar diretamente ligada ao tratamento personalizado.

 

Medicina de precisão

A Medicina Personalizada também é conhecida como “medicina de precisão”. Isso significa que a área pode ser comparada a uma ciência exata, em que o foco é aliar as características fisiológicas e anatômicas de cada indivíduo à sua genética.

Em outras palavras, a Medicina Personalizada usa a tecnologia para focar no tratamento específico de cada pessoa.

Para que isso aconteça, no entanto, os hospitais precisam avançar na implementação de prontuários eletrônicos e na automação de processos. Afinal, só assim será possível avançar com os tratamentos dessa forma.

Além disso, um DNA completo tem 3.2 bilhões de pares. Isso significa que há a necessidade da adoção de tecnologias como o Big Data para que eles sejam processados e avaliados em segundos.

A boa notícia é que já existem ferramentas no mercado que permitam realizar esse tipo de análise. Ainda assim, os benefícios promovidos pela Medicina Personalizada está restrito a um pequeno grupo de pessoas.

Com o avanço da tecnologia, no entanto, a expectativa é que os tratamentos individualizados se tornem mais acessíveis.

Assim, será possível diagnosticar doenças com maior precisão, além de melhorar o desenvolvimento de tratamentos e medicamentos para condições que tenham características genéticas em comum.

O que você achou da Medicina Personalizada? Compartilhe as suas opiniões com a gente nos comentários!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!