A bengala na terceira idade

Alvo de muitos preconceitos, a bengala pode ser fundamental para aumentar a independência e saúde do idoso. Entenda mais aqui! 

Muitas vezes, a bengala para idosos pode vir acompanhada da sensação de perda de autonomia. Portanto, é comum que ela seja recusada, mesmo quando poderia ajudar o idoso a recuperar a mobilidade e garantir a sua saúde.

Com isso, convencer uma pessoa a usar a bengala costuma ser uma tarefa difícil. Afinal, frases como “não estou tão mal assim” ou “bengala é coisa de gente velha” são bastante comuns de serem ditas.

Continue com a leitura deste artigo e entenda melhor como a bengala pode ser fundamental na locomoção para terceira idade!

 

Quando a bengala deve ser usada

Após a meia idade, é normal que as pessoas comecem a apresentar sinais de desequilíbrio. Por isso, as quedas são tão comuns durante a terceira idade. E representam um perigo enorme para a saúde do idoso.

Para diagnosticar a necessidade da bengala, são necessários alguns exames físicos e testes de equilíbrio. Assim, é possível identificar deficiências no equilíbrio da pessoa, bem como dor ao caminhar ou outras dificuldades de locomoção.

Quando necessária, a bengala ainda deve contar com a altura correta para o seu usuário. A forma de utilizá-la também vai variar de caso para caso para que, assim, a saúde da pessoa não seja comprometida.

 

Os benefícios da bengala

A bengala auxilia na mobilidade e traz mais segurança para quem apresenta alto risco de queda. Ao contrário do que se imagina, o acessório também contribui para a liberdade do idoso.

A bengala também aumenta a base de apoio da pessoa, além de diminuir de 20 a 25% da carga nos membros inferiores.

Quem utiliza o acessório ainda pode ter uma diminuição e dor, maior estabilidade e maior qualidade da marcha. Ou seja, mais velocidade ao caminhar.

A bengala pode ser usada ainda como coadjuvante em casos de reabilitação e fisioterapia, para melhorar a força muscular e o equilíbrio.

 

Tipos de bengala

A bengala, ao contrário do que muitos imaginam, possui várias versões. Justamente porque ela deve ser adaptada às necessidades de cada pessoa. Além disso, você pode encontrá-la em madeira ou alumínio, sendo essa última opção a mais leve.

Existem bengalas de 1 ou 4 pontos. A primeira versão é indicada para pessoas com comprometimento leve de equilíbrio, permitindo uma marcha mais rápida.

Já a bengala de 4 pontos conta com cabo anatômico e ponteiras aderentes. Ela aumenta ainda mais a base de apoio e previne deslizamentos laterais. Portanto, é mais indicada para indivíduos com maior comprometimento do equilíbrio.

Também existe a bengala canadense, mais conhecida como apoio de antebraço. Além de auxiliar na marcha, ela pode reduzir até 45% de carga nos membros inferiores. Muitas pessoas tendem a se sentir mais confortáveis com esse tipo de bengala.

Por fim, vale dizer que a bengala de 4 pontos é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

De forma geral, a bengala é uma importante aliada para aumentar a autonomia e a saúde das pessoas idosas. Por isso, é preciso diminuir o preconceito com o acessório.

Quem utiliza a bengala consegue realizar de forma mais segura as atividades diárias e envelhecer com bem-estar e independência.

 


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!