A importância da amizade mesmo depois dos 50

Quem tem amigos realmente tem tudo. Entenda a importância de se cercar de amigos na terceira idade. 

A solidão não é boa para ninguém e nem durante nenhuma época da vida. Quando chegamos à meia idade, manter o círculo de amizade ativo é ainda mais importante!

Para você ter uma ideia, um estudo publicado na revista científica “Personal Relationships” revelou que ter amigos por perto durante a terceira idade tende a ser mais importante para o bem-estar do que as relações familiares.

Por isso, ter uma companhia de qualidade, seja antiga ou recente, faz toda a diferença para nossa alegria e saúde!

 

Amizade na terceira idade

É importante frisar que o resultado da pesquisa não diminui o papel da família ao longo de nossas vidas.

No entanto, o bem-estar também está associado a termos a nossa volta amigos com interesses em comum. Assim, conseguimos compartilhar visões de vida, hobbies e momentos alegres.

Muitas vezes, inclusive, essa é a época em que as amizades voltam a se fortalecer. Afinal, os amigos estão vivendo o mesmo momento que a gente e, por isso, as afinidades tendem a ser maiores do que com os parentes.

Com isso, temos a oportunidade de encontrar um ombro amigo com quem podemos compartilhar pensamentos, desejos e frustrações com mais facilidade.

 

Laços emocionais fortes

O amor da família sempre será inquestionável, principalmente quando sentimos que podemos contar com eles, independentemente do que aconteça.

A grande diferença entre a relação familiar e com os amigos está no fato de que, muitas vezes, o papel que tínhamos com os parentes é concluído quando chegamos à terceira idade.

Pense, por exemplo, que os filhos já foram criados e agora o vínculo é muito mais emocional. Por isso, a amizade aparece com uma importância muito maior para preencher esse espaço que se abre.

 

Amizade após os 50 é possível?

Em alguns casos, as pessoas chegam à meia-idade com poucos ou nenhum amigo. Mesmo porque, a vida já deu muitas voltas até este momento e é normal que as pessoas sigam rumos diferentes.

Se essa é a sua realidade, saiba que é possível sim ampliar o círculo social mesmo após os 50 anos.

Com a tecnologia, por exemplo, você consegue conhecer pessoas com os mesmos interesses que os seus ao redor de todo o mundo. Além disso, é possível realizar cursos ou participar de atividades sociais que permitam encontrar amigos com o mesmo estilo de vida que o seu.

E, por que não, usar as redes sociais para reencontrar aquele amigo de infância ou de faculdade? Com certeza, essa seria uma aventura que renderia boas lembranças e risadas!

 

Amigos, bem-estar e saúde

Sempre falamos aqui no blog de como a depressão costuma afetar as pessoas na terceira idade. Muitas vezes, como decorrência de uma vida de solidão e sem aquela empolgação que nos acompanhou até então.

Dessa forma, a interação social exerce um papel bastante importante no envelhecimento ativo. Afinal, estar rodeado de amigos aumenta o nosso bem-estar e alegria. Especialmente porque os amigos foram escolhidos por nós e, portanto, compartilham afinidades com a gente.

Por fim, manter as amizades possibilita também melhorar a nossa capacidade cognitiva, além de prevenir contra a depressão.

Então, nada de ficar sozinho em casa cultivando a tristeza! Vista a sua melhor roupa, ligue para o seu amigo e combine ainda hoje um programa bem divertido para vocês!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!