Benefícios da caminhada

Caminhar de forma frequente ajuda a preservar a saúde e a manter o bem-estar na terceira idade!

Praticar exercícios de forma frequente é benéfico e altamente importante para pessoas de qualquer faixa etária.

Durante a terceira idade, no entanto, manter o corpo em movimento se torna ainda mais importante. Afinal, as atividades físicas ajudam a manter o equilíbrio e a autonomia do idoso. Além de ser uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e sair de casa.

Siga com a leitura deste artigo e conheça melhor os benefícios da caminhada durante a terceira idade!

 

A caminhada e a terceira idade

Idosos que caminham com frequência contam com chances maiores de prevenir ou retardar uma série de problemas de saúde.

Para você ter uma ideia, um estudo da revista médica Jama, de 2014, comprovou que idosos que caminham com frequência têm 18% menos de chance de desenvolverem alguma debilidade física. Além de contarem com riscos menores de apresentarem incapacidades permanentes no futuro.

A melhor parte é que a caminha é uma atividade de baixo impacto. Por isso, as limitações para a prática do exercício são poucas.

Além disso, não há a necessidade de frequentar uma academia, por exemplo, para realizá-la. Sendo que a caminhada ainda pode ser feita em meio à natureza, o que potencializa os benefícios para a mente e para o corpo.

 

Vantagens da caminhada

A caminhada colabora para aumentar a massa óssea e fortalecer os ossos e articulações. Com isso, ela melhora a disposição do idoso para realizar as tarefas rotineiras.

A caminhada ainda colabora para a manutenção e aumento da massa magra, ou seja, os músculos. Assim, ela ajuda na força muscular e também é importante para que o idoso consiga subir escadas, carregar as compras do mercado, entre outras tarefas do cotidiano.

Além disso, a caminhada traz benefícios para o idoso como:

  • Melhora do equilíbrio;
  • Prevenção da obesidade e da diabetes tipo 2;
  • Redução de dores articulares e prevenção das doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, artrite e artrose;
  • Aumento da sensação de prazer e bem-estar;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora da capacidade cardíaca e cardiopulmonar.

Dicas para a caminhada na terceira idade

De forma geral, a caminhada na terceira idade ajuda a melhorar a autoconfiança, os autocuidados, a socialização do idoso. Permitindo, assim, uma vida mais prazerosa e repleta de bem-estar.

Para ser eficaz, no entanto, é importante que a caminha aconteça de 2 a 3 vezes na semana. Vale dizer que bastam 30 minutos e uma frequência de intensidade moderada para que os benefícios do exercício sejam notados.

Também é importante que o idoso passe por exames e uma consulta médica para que as suas condições de saúde e cardiovasculares sejam avaliadas. Assim, a atividade pode ser praticada com segurança e de forma a respeitar os limites de cada indivíduo.

Que tal começar a incluir a caminhada na sua rotina? Chame alguma companhia, dê preferência aos parques ou áreas verdes e não se esqueça de se proteger dos raios solares e de se hidratar bastante!

Com certeza, a sua saúde a sua sensação de bem-estar vão melhorar consideravelmente!

E você, já tem o hábito de caminhar? Conte para a gente nos comentários quais os benefícios que você mais nota ao praticar essa atividade!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!