Infecção Urinária? 5 Cuidados básicos para prevenir

Infecção Urinária? 5 Cuidados básicos para prevenir

Mais recorrente durante a terceira idade, a infecção urinária pode causar grandes impactos nos rins e bexiga do idoso.

Os anos passam e o nosso corpo começa a perceber os sinais comuns do processo de envelhecimento. A diminuição de absorção de nutrientes, vitaminas e até mesmo de imunidade. Estes processos acabam prejudicando o nosso bem-estar e precisam receber uma atenção especial para que seja recuperada a nossa qualidade de vida.

A infecção urinária durante a terceira idade é o reflexo da diminuição da nossa imunidade. Com um sistema imunológico mais frágil, o nosso corpo fica mais exposto a bactérias e a proliferação de micro-organismos, que são prejudiciais a saúde. Além disso, a utilização de fraldas geriátricas e o baixo consumo de água também colaboram para o surgimento de infecção urinária.

Mais quais são os sintomas?

A infecção urinária ocorre quando nossas bactérias entram em nosso sistema urinário e se multiplicam em nossa bexiga, e até em nossos rins. Se não for tratada, a infecção pode levar a morte.

Os sintomas mais comuns de infecção urinária são:

– Dor ao urinar;
– Urina com uma coloração diferente;
– Sangue ao urinar.

Por poder comprometer outros órgãos, é necessário que você busque ajuda médica ao sentir estes sintomas.

Mas tem como se prevenir?

A infecção urinária é uma doença causada por bactérias e existem alguns cuidados que podem prevenir o seu surgimento. E para ajudar você a se cuidar, separamos 5 cuidados diários que você pode adotar para não sofrer com a infecção urinária:

1. Cuidados com a higiene íntima
É muito importante que seja realizada a limpeza adequada após utilizar o banheiro para evitar o acúmulo de bactérias. Sempre realize a higienização da região íntima com água e sabão neutro, mas com cuidado para não prejudicar as suas genitais.

2. Beba água
É comum se deparar com idosos que não se hidratam, mas para manter a infecção de urina bem longe, é preciso tomar bastante água, pelo menos 2 litros por dia. O consumo de água faz bem para o corpo e ajuda a retirar as bactérias que podem entrar em contato com a sua bexiga e o seu sistema urinário.

3. Alimentação balanceada
Uma dieta rica em carboidratos e açúcar aumenta as chances de infecção urinária, pois são colaboram para a  proliferação de bactérias, por isso é importante se atentar a sua alimentação e incluir alimentos, como: iogurtes e kefir, que ajudam a aumentar a imunidade e impedem o crescimento de culturas bactericidas em seu sistema.

4. Troque as fraldas
Ficar muito tempo com a fralda geriátrica ajuda a aumentar a quantidade de bactérias e possibilita o aparecimento de infecções.

5. Urologista sempre!
A infecção urinária é um assunto sério e por isso é importante sempre visitar um urologista. O médico é o único especialista indicado para tratar as possíveis infecções em seu corpo, além de ajudar você a se prevenir contra casos futuros e a impedir que a doença chegue em um estágio intratável.

Ao chegar à melhor idade é importante que você tenha um acompanhamento médico constante e para que você tenha todas as especialidades necessárias à sua disposição, é preciso que a contratação de um convênio seja incluída em suas despesas essenciais.

O convênio médico é o lugar onde você terá a certeza e a segurança de que será atendido com rapidez e a segurança que precisa para aproveitar a melhor idade com saúde e tranquilidade.

Agora compartilha aqui embaixo com a gente se você também sofre com infecções de urina.

*Vale ressaltar que se a infecção apareceu duas vezes em menos de seis meses, é preciso ficar alerta e buscar ajuda médica de imediato. 


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!