Nódulos de Heberden: você sabe o que significa?

Saiba o que são os nódulos de Heberden e os sintomas e tratamentos desta condição que é mais comum em idosos e mulheres.

Provavelmente, você nunca ouviu falar em nódulos de Heberden. No entanto, essa condição é muito mais comum do que imaginamos. E costuma acometer principalmente mulheres e idoso.

Quer entender um pouco melhor sobre essa doença que tem relação com a osteoartrite? Então, siga com a leitura do nosso novo artigo!

 

O que são os nódulos de Heberden

Nódulos de Heberden são crescimentos ósseos que se desenvolvem nas articulações dos dedos, também conhecidas como articulações interfalângicas.

Normalmente, estes nódulos aparecem nas articulações mais próximas às pontas dos dedos. E sua aparência faz parecer como se os dedos fossem tortos.

Os nódulos de Heberden só se desenvolvem em pessoas com osteoartrite, uma condição óssea degenerativa.

 

Sintomas dos nódulos de Heberden

Como os nódulos aparecem ao redor das articulações dos dedos, eles podem deixar a área com uma aparência deformada.

De forma geral, a doença não tem sintomas ou sintomas intensos. Em algumas pessoas, no entanto, podem aparecer os seguintes sintomas:

  • Dor na região;
  • Inflamações ao redor das articulações dos dedos;
  • Rigidez na área afetada;
  • Perda de movimento dos dedos.

Vale dizer que os nódulos de Heberden se desenvolvem apenas em casos graves de osteoartrite. Portanto, é comum que os sintomas que listamos acima passem despercebidos.

 

Fatores de risco da doença

Apesar de a doença só se desenvolver em pessoas com osteoartrite, a causa exata dos nódulos de Heberden ainda é desconhecida.

Entre os fatores de risco está o histórico da condição na família, a obesidade e lesões nas articulações.

 

Tratamento para nódulos de Heberden

Os tratamentos para os nódulos de Heberden precisam focar a osteoartrite, uma vez que eles são decorrentes da doença.

Ainda assim, a osteoartrite é uma condição crônica que não tem cura. Por isso, o tratamento deve focar em controlar os sintomas e reduzir as dores.

Vale reforçar que, normalmente, os nódulos de Heberden surgem em casos mais graves de osteoartrite. Por isso, os medicamentos para aliviar as dores costumam ser necessários, como os anti-inflamatórios.

Além disso, mudanças no estilo de vida ajudam a reduzir os sintomas e a garantir mais bem-estar para quem tem a doença. Portanto, fazer exercícios com frequência é uma atividade que só tem a contribuir.

Isso acontece porque as atividades de resistência, por exemplo, aumentam a força muscular. Assim, a pressão nas articulações é reduzida e há mais ganho de flexibilidade e densidade óssea.

Os exercícios também ajudam a perder peso, melhorando os sintomas da osteoartrite naqueles que estão acima do ideal na balança.

Vale dizer que tanto a medicação quanto o tipo de exercício dependem de uma avaliação médica. Afinal, a idade e a progressão da doença interferem diretamente no tratamento.

Por isso, é fundamental procurar um médico e um fisioterapeuta antes de tomar qualquer providência.

Por fim, em casos mais raros os nódulos de Heberden podem precisar de uma cirurgia para reconstruir as articulações afetadas.

Por isso, se você se enquadra em um dos fatores de risco, não deixe de contar com um bom convênio médico desde agora. Entre em contato com a gente para que possamos ajudá-lo nesta tarefa!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!