O que é e como aliviar a crise da meia idade

Muitas pessoas, infelizmente, passam pela crise da meia idade. Entenda melhor o que ela significa e o que você pode fazer para não se deixar abater.

A crise da meia idade não é “drama” ou, tampouco, um daqueles termos que surgem apenas por um modismo.

Ela for identificada por um médico canadense ao identificar as dificuldades emocionais pelas quais algumas pessoas passam entre os 45 e 55 anos. Afinal, essa fase da vida é caracterizada por muitas mudanças. Portanto, é comum se sentir inseguro, ansioso ou com a autoestima baixa.

Se você está neste momento da vida ou conhece alguém que está passando por isso, não deixe de ler este artigo. Com certeza, algumas das dicas aqui vão ajudá-lo a lidar melhor com a crise da meia idade e, assim, a ter maior qualidade de vida!

 

Mas, afinal, o que é a crise da meia idade?

Saiba que a crise da meia idade não se caracteriza apenas pela fase da vida em que ela pessoa está.

Vivemos em um momento em que a busca pela juventude é cada vez maior. Especialmente agora que se tornou comum expor a vida nas redes sociais, queremos estar sempre belos, dispostos e alegres.

A crise da meia idade seria o equivalente a uma crise existencial, desencadeada por alguns fatores comuns à essa fase da vida, como:

  • Alterações hormonais;
  • Crises na vida pessoal e profissional;
  • Síndrome do ninho vazio;
  • Falecimento de parentes e amigos próximos;
  • Disfunção erétil;
  • Entre outros.

Uma pessoa que passa pela crise da meia idade costuma sentir falta de prazer em atividades que antes eram estimulantes. Com isso, aumenta o isolamento social e as sensações de incertezas e ansiedade.

Além disso, é comum que pessoas nesta fase da vida fiquem depressivas e tenham alterações de humor. Levando à obsessão pela aparência, crises no casamento e nostalgia excessiva.

 

Como lidar com a crise?

A boa notícia é que a crise da meia idade pode ser tratada. Com isso, a sensação de bem-estar e a alegria em viver florescem novamente.

A psicologia é uma excelente maneira de aprender a lidar melhor com esta fase da vida. Na terapia, você aprende a se conhecer melhor e a lidar com os seus sentimentos. Assim, aceita que as coisas estão mudando e que isso não significa que a sua vida está pior, pelo contrário.

É possível aproveitar a vida após os 45 anos para continuar conquistando coisas incríveis e realizar sonhos. Afinal, a idade é muito mais um estado mental do que, de fato, o número que está estampado nos seus documentos.

A ansiedade também tem tratamento. E, por ela ser bastante comum na vida moderna, tratá-la pode ajudar a prevenir a crise da meia idade ou, então, lidar melhor com ela.

 

A sua vida está apenas começando!

Pare de encarar a meia idade como o fim e comece a vivê-la tão ou melhor quanto as fases anteriores.

Dedique um tempo para se divertir com os amigos e ficar perto da família. Pratique atividades físicas que te tragam prazer para melhorar a sua disposição e bem-estar.

Invista em você fazendo terapia e aprimorando o seu autoconhecimento. Tente se conhecer melhor e entender o que está por trás dos gatilhos que despertam a tristeza, a ansiedade ou a frustração.

Permita-se tirar um tempo para você e para fazer o que sempre sonhou! A sua vida está apenas começando e você tem todo o direito de aproveitar ao máximo!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!