Redes sociais ajudam a manter a mente ativa

A tecnologia e as redes sociais são grandes aliadas da terceira idade. Entenda como usá-las pode melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar! 

É isso mesmo, você não leu errado! Usar as redes sociais ajuda a manter a mente ativa na terceira idade. E, apesar de o excesso de uso dessas ferramentas pelos mais jovens estar se tornando um problema, a tecnologia tem muito a colaborar com a saúde e o bem-estar dos mais idosos.

Ainda parece um conceito estranho para você? Então, leia esse artigo e entenda como a terceira idade pode ganhar muito ao entrar na onda das redes sociais!

 

Os efeitos positivos da tecnologia na terceira idade

Pagar contas pelo celular, chamar um táxi ou postar uma foto com os amigos no Instagram. O uso de tecnologias por idosos tem se mostrado importante para preservar e ampliar as funções cognitivas.

E não somos nós que estamos falando: muitos estudos já têm comprovado os benefícios que a tecnologia ocasiona em cérebros mais velhos.

Aprender a mexer nas redes sociais ajuda a melhorar a velocidade de resposta, o raciocínio e a memória dos idosos.

Isso acontece porque estamos forçando o nosso cérebro a adquirir novas habilidades e pela repetição de tarefas. Que, acredite ou não, ajudam o idoso a não perder os neurônios de forma tão rápida.

Com isso, o uso da tecnologia cria um ambiente de afeto positivo para o idoso, melhorando a sua qualidade de vida e aumentando a sua inclusão na sociedade.

 

Desafios para a inclusão digital da terceira idade

Infelizmente, os benefícios da tecnologia e das redes sociais para os idosos ainda estão muito limitados. Afinal, os smartphones e aplicativos ainda são muito novos e desafiadores para a maioria dessas pessoas.

A boa notícia é que já existem uma série de iniciativas que visam educar e facilitar o acesso da terceira idade às novidades tecnológicas.

Por meio de aulas, os idosos aprendem a usar o computador, acessar a internet e a criar as suas redes sociais. Para você ter uma ideia, só de começar a usar o mouse o cérebro já é estimulado!

Assim, toda vez que o idoso aprende um novo movimento o cérebro melhora sua capacidade em outros aspectos, incluindo a parte cognitiva.

 

Muito além das redes sociais

O mais interessante de tudo isso é que as redes sociais abriram caminhos para que a terceira idade tenha a curiosidade em aprender coisas novas.

Com isso, o idoso volta a participar mais ativamente da sociedade, conhece novas pessoas e se torna mais ativo. Ou seja, os benefícios vão muito além da ciência e permitem uma vida mais feliz, prazerosa e repleta de bem-estar.

Quem deseja se aventurar no universo da tecnologia pode optar por aulas exclusivas para a terceira idade. Assim, o ritmo de aprendizado da turma é igual, há a oportunidade de fazer novos amigos e não há constrangimento em demorar um pouco mais em aprender.

Viu como conquistar uma vida longa e saudável pode ir muito além de tomar remédios?

Pense com carinho no tema e comece a se aventurar mais em conhecer as novidades tecnológicas! Essa simples atitude pode acabar tornando a sua vida muito mais feliz e divertida!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!