O valor do seu plano de saúde está muito alto? Veja algumas medidas que vão ajudá-lo a fazer com que a mensalidade caiba no seu bolso!
Contar com um bom plano de saúde é o melhor investimento que você pode fazer. Afinal, se a sua saúde não estiver boa, dificilmente você conseguirá realizar os seus sonhos.
No entanto, muitas vezes, o valor do convênio médico pode ficar pesado dentro do orçamento. E, quando cancelar esse respaldo tão importante não é uma opção, saiba que você pode tomar algumas medidas para diminuir o valor do plano de saúde.
Quer saber como? Então, confira as dicas que temos para você a seguir!
1 – Rever o plano de saúde atual para fazer ajustes
Muitas vezes, fechamos um plano de saúde com uma expectativa e, no dia a dia, a realidade é outra. Isso significa que pode ser que você não esteja usando alguns ou muitos dos serviços oferecidos pelo seu convênio médico atual.
Por isso, o primeiro passo para diminuir o preço do plano de saúde é analisar novamente o contrato com calma. E então ver o que você realmente precisa dentro dos itens contemplados.
Muitas vezes, o simples fato de readequar o plano às suas necessidades, seja eliminando alguns benefícios ou mudando para um convênio mais simples, já faz uma enorme diferença no preço no final do mês!
2 – Prestar atenção na abrangência
Outro ponto que costuma encarecer um plano de saúde está relacionado à sua abrangência. Normalmente, convênios com atendimento apenas na cidade em que o beneficiário reside são mais baratos.
Será que o seu plano não está cobrindo mais regiões do que você realmente precisa? Preste atenção também a esse ponto quando for analisar o contrato para ver se não é o caso de limitar um pouco a abrangência dele.
3 – Estudar a possibilidade de um plano de saúde com coparticipação
A coparticipação pode ser uma excelente maneira de reduzir os custos com plano de saúde. Nessa modalidade, você paga uma pequena porcentagem dos serviços e exames que realizar. Com isso, o valor da mensalidade do plano de saúde é menor.
Para você ter uma ideia, um convênio médico com coparticipação pode ter uma mensalidade até 30% menor. Afinal, as operadoras também têm uma economia com esse tipo de plano, que é repassada aos clientes.
Quem não usa o plano de saúde com tanta frequência, costuma ser um bom candidato para essa modalidade. No entanto, é importante ficar atento se você usar muito a assistência médica, já que a mensalidade e o valor dos procedimentos podem ficar mais caros nesses casos.
4 – Trocar de operadora
As operadoras de saúde estão sempre buscando preços e coberturas competitivas para atrair clientes. E, por isso, existem diferenças entre os preços dos planos de operadora para operadora.
Especialmente quando está chegando próxima a data do reajuste anual, pode ser muito interessante fazer esse tipo de pesquisa. Muitas vezes, é possível conseguir um convênio equivalente ou melhor ao fazer essa troca.
Uma dica aqui é aproveitar a carência do plano de saúde antigo. Assim, você não precisará esperar novamente ao trocar de operadora.
Se você está passando por um caso em que precisa diminuir o preço do plano de saúde, não deixe de entrar em contato com a gente! Vamos ajudá-lo a encontrar a melhor opção que caiba no seu bolso sem que você precise descuidar da saúde.