Os seus filhos saíram de casa e a tristeza tomou conta da sua vida? Veja se você não está com a síndrome do ninho vazio.
Os filhos cresceram e saíram de casa. Agora, vivem de forma independente e o contato não é mais diário, causando a impressão de casa vazia e de uma vida que não tem mais propósito.
Saiba que esse sentimento de solidão causado pela separação dos filhos é muito comum na meia-idade. No entanto, é preciso tomar cuidado para saber identificar até que ponto é a saudade ou quando os sintomas já estão evoluindo para uma possível depressão.
Entenda melhor sobre o tema e saiba como superar a síndrome do ninho vazio a seguir!
O impacto da saudade dos filhos
Muitas vezes, parece que tudo aconteceu de uma hora para outra. Os filhos já estão criados e começaram uma nova vida. Enquanto você está sozinho em casa sem vontade de conhecer pessoas ou de continuar com a rotina.
Muitos sentem uma enorme dificuldade em tocar a vida quando os filhos crescem. A sensação de vazio chega a ser tão grande que dedicar um tempo para si mesmo deixa até de ser uma atividade prazerosa.
Saiba que a síndrome do ninho vazio pode não ser apenas uma fase. E, quando a tristeza é muito grande e perdemos o prazer em realizar as atividades, pode ser sinal de que algo mais sério está acontecendo.
A síndrome do ninho vazio
Apesar de o termo ser muito relacionado à brincadeiras, a síndrome do ninho vazio pode ser sinal de uma doença mais séria.
Normalmente, ela acontece quando o sofrimento e o sentimento de tristeza e solidão se estende por mais de 6 meses. Assim, a pessoa que se vê sozinha não tem vontade de continuar com a sua rotina.
Apesar de os sintomas serem parecidos com o de uma depressão, as condições são diferentes. Por isso, aplicar o tratamento da depressão em uma pessoa com a síndrome pode não ser eficaz.
Infelizmente, esse tipo de diagnóstico ainda é bastante difícil no Brasil, uma vez que existem poucos estudos sobre o tema. Ainda assim, o ideal é sempre procurar um profissional qualificado nestes casos.
Preparando-se para a saída
Muitas vezes, as pessoas não se preparam para este momento em que os filhos vão sair de casa. E é justamente isso que acaba aumentando as chances de a síndrome do ninho vazio aparecer.
É fundamental buscar outras vivências além dos filhos o quanto antes. Seja sair com os amigos, estudar ou praticar atividades físicas, escolha algo que o agrada para também dedicar um tempo a si mesmo.
Outro ponto importante aqui é que o casamento também pode sofrer um impacto com a saída dos filhos da casa. Inclusive, muitos divórcios acabam acontecendo nessa fase pelo fato de os casais terem perdido a intimidade e não conseguirem mais viver juntos.
Cuide de você
Cuidar dos filhos e ver o seu crescimento é extremamente recompensador. No entanto, você não pode esquecer de você durante esse processo. Afinal, você será a sua própria companhia para o resto da vida.
Por isso, mesmo que você ainda esteja longe dessa fase em que os filhos vão embora, tente sempre encontrar um tempo para fazer algo que gosta.
Encontrar atividades e hobbies a dois também é uma excelente maneira de se prevenir da síndrome e encontrar mais alegria na vida.
Tenha em mente que, assim como seus filhos, você também deve seguir o seu próprio caminho. E não há nada de errado ou de egoísta nisso!