Conheça os benefícios que estar em contato com a natureza traz para o seu bem-estar e saúde!
Estar em contato com a natureza pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde e bem-estar em geral. Afinal, momentos como esse ajudam a equilibrar o corpo e a mente e a nos sentirmos mais relaxados, tranquilos e plenos.
Especialmente após a meia idade, ficar em contato com a natureza pode fazer toda a diferença para a sua vida.
Veja, a seguir, 5 benefícios que você pode ter com simples atitudes:
1 – Grande fonte de Vitamina D
Estar em contato com a natureza de forma frequente nos permite também um contato mais saudável com o sol. E, como todos sabemos, essa é uma poderosa fonte de vitamina D.
A vitamina D permite que o nosso corpo absorva melhor o cálcio, o que faz toda a diferença durante a terceira idade, especialmente para as mulheres.
Além disso, o sol melhora o nosso humor e ajuda a reduzir a incidência de doenças cardíacas, câncer, diabetes e acidentes vasculares cerebrais.
Por fim, vale dizer que a vitamina D também ajuda a melhorar a circulação do sangue, uma vez que ela promove relaxamento dos vasos e diminui a pressão arterial.
Apenas tome cuidado para não tomar sol nos horários não recomendados, ou seja, quando ele está muito forte. Prefira as primeiras horas da manhã e o final da tarde!
2 – Mais leveza para encarar a rotina
É fato que a nossa vida está cada vez mais corrida, o que nos faz ficar mais ansiosos e preocupados. Muitas vezes, sem que percebamos, ficamos estressados demais, o que pode, inclusive, nos levar à depressão.
O contato com a natureza é fundamental para dar uma pausa nessa rotina tão sobrecarregada. Estar em contato com o verde, ouvir o barulho dos pássaros ou ficar perto da água nos ajuda a esvaziar a mente. Com isso, podemos desfrutar de importantes momentos de relaxamento.
Além disso, a natureza é um ótimo lugar para praticar exercícios, nem que seja uma breve caminhada ao ar livre. Assim, você potencializa ainda mais os efeitos benéficos para a sua saúde!
3 – Aumento na concentração
O contato com a natureza também nos ajuda a melhorar o nosso poder de concentração.
Para você ter uma ideia, um estudo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, mostrou que ao desligarmos um pouco da tecnologia conseguimos diminuir os níveis de estresse e aumentar o nosso foco.
O resultado é que a natureza nos ajudar a realizar as outras tarefas com mais qualidade. Além de diminuir aquela sensação tão negativa de sobrecarga.
4 – Poderoso descanso para o cérebro
Falando em desconectar um pouco, outra grande vantagem do contato com a natureza está em dar um descanso ao nosso cérebro.
O nosso cérebro precisa de 20% da energia produzida pelo corpo. E, quando precisamos focar em algo, essa energia sobe para 30%.
Ao ficarmos mais próximos da natureza, o nosso cérebro consegue entrar em um estado chamado de rede neural em modo padrão. Ou seja, os processos de desenvolvimento e de compreensão fluem de forma mais natural, nos ajudando a entender melhor as nossas próprias identidades.
5 – Cuidado com a pressão arterial
Por fim, a natureza nos permite respirar com melhor qualidade do que em ambientes fechados ou em locais muito urbanos.
Pense que quando fazemos atividades físicas onde há muita poluição, o corpo demanda mais oxigênio. Com isso, os batimentos cardíacos aumentam e, consequentemente, a pressão arterial sobe. E isso não é nada benéfico para a nossa saúde.
Além disso, a natureza nos incentiva a praticar exercícios de respiração, que ajudam a diminuir a produção dos hormônios relacionados ao estresse.
Dessa forma, estar em contato com a natureza só tem a nos ajudar a melhorar a nossa saúde física e mental.
Que tal fazer uma pausa na semana corrida para ir a um parque ou, então, dar uma fugida para uma cidade do interior? O seu corpo agradece!