A faculdade na terceira idade é uma excelente oportunidade de realizar sonhos e conhecer pessoas novas. Que tal aproveitar esse momento?
A faculdade na terceira idade é uma atitude que tem se tornado cada vez mais comum. Afinal, com o aumento da expectativa de vida é comum que as pessoas queiram se reciclar ou mudar de carreira na meia idade.
Saiba que não há nada de vergonhoso ou de estanho em fazer faculdade depois dos 50 anos. Pelo contrário, além de a procura ser cada vez maior, há diversas instituições que oferecem cursos especiais para esse público.
Ainda está em dúvida se realmente vale a pena entrar na vida universitária agora? Veja os benefícios dessa atitude a seguir!
1 – Reciclar e adquirir novos conhecimentos
Ninguém sabe de tudo e sempre há espaço para conhecer novas ideias e abrir a mente para olhares diferentes. Mesmo porque, o que faz um aluno é a sua sede pelo conhecimento. E não a sua idade ou momento de vida.
Normalmente, esse sentimento é ainda maior quando chegamos à terceira idade. Afinal, estamos mais maduros e adquirimos experiências diferentes de vida. Por isso, o aprendizado costuma ter um caráter especial e muito melhor aproveitado.
Além disso, exercitar o cérebro e a memória é excelente para quem está entrando na terceira idade. Esse tipo de atividade faz toda a diferença para melhorar a qualidade de vida e aumentar o bem-estar!
2 – Se manter ativo e conhecer pessoas novas
A depressão é muito mais comum na terceira idade. Muitas vezes, ela aparece como consequência de uma vida reclusa e sem pessoas queridas ou a família por perto.
Voltar para a faculdade após os 50 anos é uma excelente maneira de não deixar o prazer de fazer coisas novas e de conhecer pessoas acabar.
Afinal, quando estudamos nos mantemos ativos e nos sentimos mais produtivos. Além disso, conhecemos pessoas diferentes e fazemos novas amizades, que dão um aspecto muito mais especial à vida.
3 – Fazer uma renda extra
Que tal unir o prazer de estudar com uma renda extra?
Muitas empresas possuem programas de estágio e de contratação voltados à pessoas na meia idade.
Além disso, estudar nos ajuda a abrir a mente para novas oportunidades. E isso significa que você pode acabar atuando em uma área totalmente nova, seja como empreendedor ou, quem sabe, como professor.
4 – Focar em você
Se você não tem a necessidade de uma renda extra ou não vê a necessidade de melhorar a sua vida social, por que não focar em você?
Muitas pessoas não tiveram a oportunidade de estudar e trabalhar com o que sonharam. Mesmo porque é comum esse desejo mudar ao longo da vida.
Que tal aproveitar esse momento para colocar em prática aquela vontade de estudar filosofia? Ou, então, de trabalhar com os animais?
Aproveite esse momento tão especial da vida para tirar os seus planos do papel e se dedicar um pouco à si mesmo.
Saiba que existem diversos cursos gratuitos para terceira idade, que vão desde programas de faculdades até cursos voltados à internet ou tecnologia.
Veja quais os assuntos que mais te interessam, pesquise as opções e não adie ainda mais os seus sonhos!
E você, se voltasse a estudar hoje, qual curso escolheria?