Entenda melhor quais os danos do álcool em excesso e veja se as suas atitudes não estão prejudicando a sua saúde!
O álcool é um dos grandes inimigos do nosso corpo e saúde. E isso vale para todas as idades, dos mais novos aos mais velhos.
Para você ter uma ideia, os efeitos nocivos do álcool podem acontecer em diferentes partes do nosso organismo. Desde o fígado, até os nossos músculos e pele.
De forma geral, o nosso corpo leva cerca de 1 hora para metabolizar apenas uma lata de cerveja. E os impactos negativos do álcool acontecem de acordo com o tempo que essa metabolização demora.
Com isso, se você beber 8 latas de cerveja no final de semana, por exemplo, o álcool ficará presente no seu corpo por, ao menos, 8 horas.
Parece assustador? Siga com a leitura e entenda melhor como o seu corpo pode estar sofrendo com os excessos!
Efeitos imediatos do álcool
Os efeitos imediatos do álcool em nosso corpo vão variar de acordo com a quantidade ingerida e a sua condição de saúde. No entanto, é possível destacar alguns impactos negativos, como:
- Sonolência e vômitos;
- Diarreia, azia e queimação no estômago;
- Dificuldade para respirar e dores de cabeça;
- Visão e audição alteradas;
- Alteração na capacidade de raciocínio;
- Alteração na coordenação motora e percepção;
- Falhas de memória;
- Perda de reflexos e de julgamento da realidade.
Além disso, durante a gravidez o consumo do álcool pode levar à síndrome fetal alcoólica, uma alteração genética que gera deformação física e retardo mental no feto.
Efeitos do álcool a longo prazo
O consumo regular de mais de 60g de álcool por dia já pode ser prejudicial à saúde. Essa quantia equivale a 4 taças de vinho ou 6 chopes.
Com isso, você aumenta as chances de desenvolver doenças mais sérias, como hipertensão ou colesterol.
As doenças mais comuns causadas pelo consumo excessivo de álcool são:
1 – Hipertensão
O consumo exagerado de álcool aumenta principalmente a pressão sistólica. Além disso, ele diminui o efeito dos medicamentos para tratar a doença, fazendo com que o risco de infartos seja maior.
2 – Arritmia cardíaca
O álcool ainda pode afetar o funcionamento do coração. Com isso, podem ocorrer problemas como fibrilação atrial, flutter atrial e extra-sístoles ventricular.
Vale dizer que essas condições podem acontecer com quem não consome álcool com frequência, mas abusou em uma noite.
3 – Colesterol
Consumir álcool acima dos 60g diários também estimula o aumento de VLDL. Além disso, ele reduz a quantidade de HDL e aumenta a aterosclerose.
4 – Aterosclerose
Falando em aterosclerose, pessoas que consomem muitas bebidas alcoólicas apresentam as paredes das artérias mais inchadas e maior facilidade para a aterosclerose. A doença reflete o acúmulo de placas de gordura no interior das artérias.
5 – Cardiomiopatia alcoólica
Essa é uma doença que costuma ocorrer em pessoas que consomem acima de 110g diários de álcool por um período prolongado, cerca de 5 a 10 anos. Além disso, ela é mais frequente em pessoas mais jovens, entre 30 e 35 anos.
Vale dizer que, nas mulheres, doses menores de álcool também podem provocar estes mesmos danos.
A doença causa uma alteração no organismo que aumenta a resistência vascular, diminuindo assim o índice cardíaco.
Por fim, o consumo do álcool em excesso ainda leva ao aumento do ácido úrico, que pode se depositar nas articulações e causar dores agudas, a popular “gota”.
Tenha em mente que os excessos sempre são prejudiciais. Por isso, da próxima vez que for abusar no final de semana, pense se vale a pena fazer tantas coisas negativas com o seu corpo!