Hipertensão, diabetes, catarata e outras doenças que aumentam a incidência na terceira idade. Saiba mais sobre elas e como prevení-las.
Com a chegada da terceira idade, a preocupação com a saúde também se intensifica. Afinal, muitas doenças são características dessa fase da vida. E, por isso, a atenção deve ser redobrada.
Pensando nisso, listamos as 5 doenças mais comuns durante a terceira idade. Conheça quais são elas a seguir:
1 – Hipertensão
A pressão alta é atualmente um dos maiores problemas de saúde no Brasil. Apesar de ela poder acontecer em todas as idades, a partir dos 45 anos os riscos da doença são maiores.
A hipertensão é causada pelo aumento da pressão no sangue contra a parede das artérias. O grande risco está no fato de a doença ser silenciosa e não ter cura. Por isso, se não tratada corretamente, as complicações podem aparecer.
Os sintomas mais comuns da pressão alta são dores de cabeça ou na nuca, zumbido no ouvido, sangramento no nariz, fraqueza, dor no peito, tontura e visão embaçada.
Entre os idosos, a pressão alta é um dos principais fatores de risco para morbimortalidade cardiovascular.
Normalmente, a hipertensão ocorre em pessoas com obesidade, diabetes e colesterol alto. Hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, má alimentação e consumo exagerado de sal aumentam a ocorrência da doença.
Por isso, manter o peso ideal, praticar atividades físicas, manter hábitos saudáveis e realizar exames constantes são fundamentais para prevenir a hipertensão.
2 – Diabetes tipo 2
O diabetes faz com que os níveis de açúcar no organismo subam de forma perigosa. Com isso, ele pode levar a outras doenças como insuficiência renal, cegueira, ataques cardíacos e, até mesmo, derrames.
O diabetes tipo 1 costuma ocorrer em pessoas com menos de 30 anos e é decorrente da falta de produção de insulina. Já o diabetes tipo 2 ocorre quando a insulina é produzida, no entanto, o corpo não processa adequadamente a glicose.
Infelizmente, o diabetes tipo 2 está se tornando cada vez mais comum devido ao estilo de vida moderno. Novamente, um estilo de vida saudável com exercícios e exames frequentes podem evitar ou controlar a doença.
3 – Parkinson
O Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo bastante comum na terceira idade. Ele é caracterizado por movimentos bruscos, tremores visíveis e rigidez.
Para você ter uma ideia, 75% de todos os casos de Parkinson começam após os 60 anos de idade. Ainda assim, a faixa etária do paciente é apenas um dos fatores de risco.
A exposição a toxinas químicas, lesões na cabeça ou histórico familiar estão entre as demais razões que podem levar ao desenvolvimento da doença. Por fim, é importante dizer que os homens são mais propensos do que as mulheres a desenvolverem Parkinson.
4 – Osteoartrite e Osteoporose
Duas doenças diferentes, mas bastante comuns entre os idosos e que causam muitas dores.
A osteoartrite é uma doença articular degenerativa e o tipo mais comum de artrite. Ela causa inchaço e dores articulares que, normalmente, são controlados por meio de anti-inflamatórios.
A osteoartrite, infelizmente, ainda é incurável. Sua incidência também costuma ser mais comum em mulheres.
A osteoporose, por sua vez, é caracterizada por perda de massa óssea. Como consequência, os ossos ficam mais fracos e mais finos.
Essa também é uma condição que tende a se agravar com a idade, especialmente em mulheres. Sendo que as fraturas no quadril são uma das grandes preocupações em quem tem a doença, já que levam à perda de mobilidade.
5 – Catarata
É estimado que mais da metade dos idosos tenham uma catarata de algum tipo, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
A doença é caracterizada por uma nuvem gradual na visão. Ela pode ser resultante do diabetes e do tabagismo, entre outras condições.
O grande problema da catarata é que ela costuma não ser percebida em seus estágios iniciais. Quando notada, a visão já está muito embaçada.
A catarata, assim como as demais doenças que citamos aqui, podem ser prevenidas e tratadas com exames regulares. Afinal, a terceira idade é uma fase da vida que pede um cuidado maior com a saúde.
Por isso, contar com um plano de saúde sênior é fundamental. Com isso, você terá a segurança e o respaldo necessário para ficar tranquilo e envelhecer bem!
Tenha acesso a planos de saúde especializados na terceira idade. Acesse o nosso site e entre em contato com a gente.