Você não tem o hábito de ler? Veja como essa atividade tem o poder de melhorar a nossa saúde e comece ainda hoje a incorporar a leitura à sua rotina!
A importância da leitura abrange diversos aspectos da nossa vida. O hábito nos ajuda a conhecer novas coisas, ampliar nossa capacidade crítica, a nos expressarmos melhor e a sermos mais criativos.
Além disso, ler com frequência contribuir para que o nosso cérebro funcione melhor. Afinal, exercitamos mais a nossa memória e conseguimos construir novas ideias e pensamentos a partir dele.
Quando chegamos à meia idade, o hábito de ler é ainda mais importante. Entenda os motivos a seguir e comece o quanto antes o seu próprio projeto de leitura!
Prevenção contra o Alzheimer
O Alzheimer é uma das principais doenças que afetam as pessoas acima dos 65 anos.
De acordo com dados da Associação Internacional da Doença de Alzheimer, o número de pessoas que convivem com a doença era de 35,6 milhões de pessoas em 2010. E, para 2030, a estimativa é que o número dobre ao redor do mundo.
A boa notícia é que o Alzheimer pode ser combatido com um simples hábito: o de ler todos os dias.
Em um estudo realizado em 2001 pela Universidade do Kentuchy (EUA) com 678 freiras, foi comprovado que, apesar de não conseguirem evitar a doença, a qualidade de vida das analisadas com a doença melhorou significativamente por causa da leitura.
Isso aconteceu porque a vida intelectual ativa e o alto nível educacional ajudaram a proteger o sistema nervoso. E, assim, minimizar ou retardar os efeitos destrutivos causados pelo Alzheimer.
Benefícios da leitura para a terceira idade
Um livro pode ser um grande companheiro, além de ajudar a melhorar a saúde mental e física de quem chegou à terceira idade.
Muitos estudos apontam que ler diminuiu os efeitos negativos do envelhecimento. Especialmente nos casos em que a pessoa enfrenta doenças como a depressão.
O hábito de ler ajuda a manter a mente ativa. Dessa forma, recebemos estímulos constantes e temos a oportunidade de aprender coisas novas. Juntas, essas experiências evitam e retardam o aparecimento ou a evolução de doenças neurológicas degenerativas, como é o caso do Alzheimer.
Todos esses benefícios são decorrentes do fato de que a leitura ajuda a aprimorar o funcionamento do cérebro.
Para os idosos, ler é um ótimo “remédio”, uma vez que é um ótimo exercício para a memória.
Por fim, o hábito ainda pode ser usado como ferramenta de estímulo aos neurônios remanescentes.
Leitura como lazer para idosos
Para quem não tem o hábito de ler, é importante começar a encarar a atividade como algo prazeroso, e não como uma obrigação.
Mesmo que você não tenha tido muita intimidade com os livros ao longo da vida, saiba que isso pode mudar. Afinal, é possível transformar a leitura em um delicioso lazer!
Tenha em mente que existem diferentes tipos de literatura. E, por isso, não existe o certo ou o errado.
Selecione um tema que seja do seu interesse para começar. O simples hábito de ler o jornal, uma revista ou um blog, por exemplo, já são excelentes!
Ler não precisa ser sinônimo de algo complicado ou muito denso. Comece a enxergar os livros como uma gostosa maneira de viajar, conhecer novas pessoas ou vivenciar realidades criativas e totalmente diferentes!
Qual o seu livro favorito? Conte para a gente nos comentários! E não se esqueça de consultar um oftalmologista e verificar como está a sua visão e aproveitar muito mais a sua leitura.