Brasileiro quer viver mais, mas não cuida da saúde

Envelhecer bem é sinônimo de cuidar do corpo e da mente desde cedo. Será que você não está se deixando de lado mais do que deveria?

De acordo com a pesquisa “Como os brasileiros encaram o envelhecimento”, do Instituto Qualibest, os brasileiros desejam viver até os 85 anos de idade. No entanto, a maioria da população não pratica atividades físicas regulares e, tampouco, se alimenta de forma saudável.

Além disso, a maioria dos entrevistados tem medo de envelhecer justamente devido aos problemas de saúde.

E o grande problema com essas expectativas e medos está justamente no fato de o brasileiro não dar a devida atenção à sua saúde no momento presente.

 

Como o envelhecimento é encarado

As limitações físicas, os problemas de memória e a condição de saúde são apontados pelos brasileiros como os principais medos de envelhecer.

Infelizmente, damos muito mais importância à nossa aparência física e à nossa juventude. Com isso, envelhecer ainda é um grande tabu na sociedade. Uma vez que o processo é associado à um sentimento de exclusão.

Como resultado, ao mesmo tempo em que o brasileiro deseja viver bastante, ele tem medo de vivenciar o processo de envelhecimento.

Assim, não encara as responsabilidades que deveria ter com a sua saúde, tornando, de fato, o envelhecimento mais limitado e com um bem-estar muito menor do que poderia ser.

 

A importância de envelhecermos juntos

Vale dizer que a pesquisa ainda apontou que pessoas de todas as faixas etárias valorizam a convivência entre gerações. Para os mais jovens, estar perto de pessoas mais velhas representa ter acesso à sabedoria.

Assim, quando netos e avós têm a oportunidade de envelhecerem juntos, a tolerância ao envelhecimento futuro pode se tornar maior.

E isso pode fazer toda a diferença para que os mais jovens compreendam a importância de cuidar da saúde desde cedo. Especialmente como uma forma de prevenir doenças e de garantir a independência e o bem-estar por muito mais tempo!

 

Envelhecer é inevitável, mas envelhecer bem é uma opção

Apesar de óbvio, é importante lembrar que os anos vão passar para todos. E, se você deseja chegar na terceira idade de forma ativa, é fundamental começar a se preparar o quanto antes.

Pense que envelhecer bem é sinônimo de se manter ativo e ter uma vida mais próspera e feliz. E isso vale tanto para o corpo quanto para a mente.

Cuidar da saúde de forma geral ajuda a melhorar a autoestima na terceira idade. A capacidade cognitiva também ganha benefícios, permitindo manter a mente mais atenta e a memória ativa.

Além disso, praticar atividades físicas, mesmo na terceira idade, colabora para o equilíbrio e para a mobilidade. Com isso, você consegue manter a sua independência e não se sente tão isolado.

 

A terceira idade não é mais como antes

Por fim, vale lembrar que os idosos de hoje (e do futuro) não são mais como antigamente. Aquela visão da vovó sentada na cadeira de balanço tricotando não existe mais.

Além disso, muito em breve, a maioria da população brasileira terá mais de 60 anos. Com isso, a participação dos idosos na sociedade vai mudar, bem como os seus comportamentos.

Envelhecer, portanto, não significa perder a importância na sociedade, se isolar ou deixar de se divertir e realizar os seus sonhos.

Com a evolução da medicina, será possível levar uma vida plena até as idades mais avançadas. Para isso, é preciso começar a se cuidar o quanto antes, afinal, a sua saúde é o seu maior bem!

Que tal dar esse importante passo com o seu “eu do futuro” ainda hoje? Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços para planos de saúde para a melhor idade!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!