A solidão na terceira idade pode trazer consequências muito mais sérias do que imaginamos. Entenda melhor neste artigo!
O medo da solidão e do abandono na terceira idade é uma das principais preocupações de quem está chegando perto dessa época da vida.
Infelizmente, a maioria dos idosos acaba tendo que lidar com o afastamento da família. Ao mesmo tempo, a aposentadoria chegou e o tempo ocioso é maior.
Além disso, muitos idosos começam a ficar com medo de sair de casa. Afinal, o risco de cair e se machucar é maior.
Quando percebe, o idoso está isolado do mundo, melancólico e sem alegria de viver. E isso pode trazer sérias consequências para a saúde na terceira idade.
Continue com a leitura desse artigo e entenda melhor como a solidão pode prejudicar a saúde e o que você pode fazer desde já para evitá-la!
Solidão na terceira idade é questão de saúde
A solidão é ruim para todas as idades. Para você ter uma ideia, ela já é comparada a obesidade e ao tabagismo em relação aos níveis de risco que gera para a saúde.
Isso acontece porque a solidão afeta o nosso sistema de defesa, aumentando a insônia e o estresse. Para você ter uma ideia, um estudo da Universidade de Chicago revelou que os idosos que se sentem sozinhos têm pressão sanguínea 30% mais elevada.
Dessa forma, a solidão na terceira idade pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes, depressão e, inclusive, elevar o risco de morte. Ou seja, esse é um assunto sério!
Qualidade de vida faz toda a diferença
A boa notícia é que é possível se preparar para envelhecer bem e evitar a solidão. O primeiro passo é realizar atividades físicas frequentemente e ter uma alimentação saudável. Além de, claro, evitar vícios como o tabagismo e o consumo de álcool.
Com essas pequenas atitudes é possível manter o ânimo, a disposição e a atitude positiva. Além disso, os exercícios costumam melhorar a inclusão do idoso e aumentar o seu círculo social, fazendo com que a sensação de solidão diminua.
Dicas para espantar a solidão na terceira idade
Além da prática regular de exercícios, você pode usar a internet a seu favor. Com as redes sociais é possível manter um relacionamento mais próximo com amigos e a família. E, inclusive, conhecer novas pessoas.
Frequentar clubes, associações e fazer programas culturais também é uma ótima dica para não se isolar. Além de conhecer e ver coisas novas, essa atitude alimenta a nossa energia e faz com que nos sintamos mais animados.
Explorar um novo hobby também pode fazer toda a diferença. Agora que está aposentado, aproveite para fazer aquele curso de pintura que sempre sonhou, participar de um grupo de voluntários ou, então, sair para dançar.
Manter uma relação próxima com a família também é uma ótima atitude para que você não se sinta tão sozinho. Muitas vezes, a proximidade esfria justamente porque não priorizamos as pessoas que amamos. E você pode dar o primeiro passo para mudar esse cenário!
Agora queremos saber: você tem se sentido sozinho? O que está fazendo para mudar essa sensação? Vamos usar esse espaço como uma rede de apoio para melhorarmos o nosso bem-estar!