Girassol, sésamo, abóbora, chia e mais! Conheça algumas sementes que têm o poder de melhorar a sua saúde!
As sementes fazem muito bem para a nossa saúde. Além de serem ótimas para complementar a alimentação e, assim, contribuir para a prevenção de doenças.
Para você ter uma ideia, muitas sementes são altamente ricas em proteínas, fibras e ácidos graxos essenciais. Ou seja, há um poder enorme embutido em um tamanho tão pequeno.
Conheça, a seguir, 6 sementes que podem ajudá-lo a viver com mais saúde e disposição!
1 – Semente de girassol
As sementes de girassol são ricas em ácido fólico, fibras, cobre, selênio e vitamina E.
Para as mulheres que estão grávidas, o ácido fólico é extremamente importante. Por isso as sementes de girassol podem ser essenciais para complementar a alimentação.
Já as fibras vegetais são bastante úteis para quem precisa melhorar a digestão. Além disso, as demais vitaminas ajudam a prevenir as doenças cardíacas e os danos em níveis celulares.
2 – Sementes de sésamo
As sementes de sésamo são uma das mais importantes fontes vegetais de cálcio. Para você ter uma ideia, 100 gramas dessa semente contém 1000 miligramas de cálcio!
As sementes de sésamo ainda contam com ferro, magnésio, zinco, fibras vegetais, fósforo e vitamina B1. E, justamente por isso, são consideradas como um alimento único.
Suas fibras ajudam a combater o colesterol e a abaixar a pressão arterial. Além disso, elas contribuem para reparar o fígado de possíveis danos.
Por fim, as sementes de sésamo são benéficas para casos de artrite, osteoporose e durante a menopausa.
Onde encontrar essa preciosidade? O tahine, por exemplo, é uma excelente fonte dessas sementes!
3 – Sementes de abóbora
As sementes de abóbora podem ser bastante eficazes para prevenir o câncer de próstata, conforme alguns estudos têm apontado.
Elas são ricas em um tipo de antioxidante chamado de carotenóides. Os carotenóides estimulam o sistema imunológico e, consequentemente, a força do nosso corpo para combater doenças.
Além disso, as sementes de abóbora são ricas em ômega 3 e em zinco, ótimos aliados para prevenir a artrite e a osteoporose.
Por fim, os fitoesteróis dessas sementes também ajudam a diminuir o colesterol do sangue.
4 – Sementes de chia
As sementes de chia também são ricas em cálcio, uma vez que elas podem conter até 600 miligramas de cálcio a cada 100 gramas da semente.
Além disso, elas são ricas em fibras vegetais, antioxidantes, proteínas, ácidos graxos essenciais e ômega 3.
Mesmo sendo tão pequenas, elas ajudam a regular o nível de açúcar no sangue, a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e a combater o excesso de peso.
5 – Sementes de linho
As sementes de linho contam com alto teor de ômega 3 e, juntamente com o óleo de linhaça, representam a principal fonte de ingestão da gordura para quem é vegetariano ou vegano.
Além disso, o ômega 3 presente nessas sementes ajudam a proteger o corpo contra doenças cardíacas e são bastante úteis em tratamentos de hipertensão e osteoporose.
Vale dizer que as sementes de linho devem ser consumidas cruas e depois de terem sido trituradas para que o seu corpo aproveite de todos os benefícios oferecidos por elas.
6 – Sementes de cânhamo
Essas sementes contam com alto teor de proteína e até 10 aminoácidos diferentes, além de ômega 3 e ômega 6.
As sementes de cânhamo são compostas por 30% de proteína e 40% de fibras. Elas podem ajudar na prevenção de doenças cardíacas, cânceres e doença de Parkinson e Alzheimer.
No Brasil, a comercialização dessa semente ainda é proibida.
Que tal começar a incluir algumas dessas sementes na sua dieta?