Imagine o cenário, a sua casa ficou completamente alagada porque um cano estourou.
O prejuízo não será só para cuidar do encanamento, mas também com os móveis e os demais utensílios que foram perdidos em meio a bagunça.
Agora eu te pergunto, se você tivesse escolhido fazer uma revisão anual em seus encanamentos e o problema tivesse sido reconhecido logo no início, o seu prejuízo seria bem menor, correto?
E o mesmo acontece com a sua saúde. Quando você trabalha ao lado da prevenção e pratica bons hábitos, o seu custo com diferentes tratamentos e remédios se torna bem menor.
Por isso, a prevenção se tornou o novo objetivo da medicina. Como os seus avós já diziam, não é melhor prevenir do que remediar? Então, é bem mais fácil se cuidar para que o pior não aconteça.
Mas o que é medicina preventiva?
Em 1980 nasceu a medicina preventiva, a especialidade é voltada para o aumento da qualidade de vida do paciente e a diminuição de custos com procedimentos desnecessários e medicação excessiva. O trabalho da medicina preventiva tem como principal objetivo cuidar do nosso corpo para que ele não fique predisposto a desenvolver doenças futuras.
A medicina preventiva é dividida em quatro partes:
- Prevenção Primária: É o principal objetivo da medicina preventiva. No estágio primário, a atuação é realizada a fim de evitar o aparecimento de doenças.
- Prevenção Secundária: Atua diretamente para diagnosticar a doença em sua fase inicial e realiza um tratamento mais assertivo para impedir a evolução do quadro.
- Prevenção Terciária: É realizada para diminuir os impactos da doença em nosso corpo, utilizando diferentes métodos para impedir a evolução do quadro e redução das complicações.
- Prevenção Quaternária: É utilizada para diminuir os impactos de tratamentos ligadas à doenças existentes. Ela também é responsável por evitar cirurgias desnecessárias e o consumo de remédios que prejudicam a qualidade de vida do paciente.
A promoção a saúde é o objetivo deste profissional, por isso, para que você evite despesas extras e tenha mais qualidade de vida, a prevenção é a melhor opção. E para que você tenha este profissional sempre à sua disposição, é preciso investir em saúde e contratar um convênio de qualidade.
Compartilha com a gente, você já conhecia a medicina preventiva?