Anda sentindo algum desconforto após comer o seu bom e velho pãozinho francês? Pode ser que você tenha desenvolvido a doença celíaca.
Se você começou a perceber que o seu intestino ficou diferente ao consumir alimentos que contêm glúten, é preciso se atentar aos sintomas.
A doença celíaca é uma condição crônica, que atinge adultos e crianças, comprometendo as funções intestinais e causando desconfortos, como: gases, diarreia e dor abdominal. Além disso, a condição causa atrofia do intestino e dificulta a absorção de nutrientes e sais minerais presentes nos alimentos.
A doença celíaca muitas vezes pode ser confundida com a intolerância ao glúten, porém, mesmo possuindo os mesmos sintomas, a intolerância ao glúten não prejudica o intestino da mesma forma que a doença celíaca.
Mas como isso acontece?
Antes de entendermos como a doença celíaca surge, precisamos entender como o glúten atinge o nosso corpo. Originado após a combinação de proteínas: glutenina e a gliadina, o glúten é uma substância presente em alguns alimentos e cosméticos.
A doença acontece como uma resposta do organismo ao processo inflamatório causado pelo glúten. A inflamação ocorre na parede do intestino delgado, resultando nos sintomas apresentados durante a doença.
O diagnóstico da doença é realizado por médicos, que irão verificar a quantidade de células que combatem o glúten em seu organismo, por isso é importante que busque ajuda médica ao sentir os sintomas. E para que você sempre tenha um médico de confiança à sua disposição, é importante que seja realizada a contratação de um convênio.
O tratamento disponível para a doença ainda é a exclusão de alimentos que contenham glúten em sua composição.