Dor no peito? Entenda as diferenças entre angina e infarto

Dor no peito? Entenda as diferenças entre angina e infarto

Anda sentindo um desconforto no peito e está assustado? Cuidado, o seu coração pode estar em perigo.

O infarto e a angina são doenças cardiovasculares e ambas colocam em risco o seu bem- estar. Mas, apesar de apresentarem alguns sintomas parecidos, eles não são a mesma coisa, e exigem tratamentos específicos.

A Angina é um alerta de que o nosso coração não está bem e pode se transformar em um infarto, caso não receba a atenção necessária. O seu tratamento pode ser realizado com uma simples mudança de hábitos, medicamentos e até mesmo cirurgia.

Caracterizada por forte dor torácica, a angina é causada pelo acúmulo de gordura dentro dos vasos coronários, responsáveis por levar sangue ao coração. Quando o acúmulo de gordura chega a quase 70%, entupindo os vasos coronários, o coração, ao ser exposto a situações emocionais fortes ou de grande esforço físico, acaba recebendo menos oxigênio do que o necessário, o que resulta em uma forte dor no peito.

Já o infarto é causado pela interrupção do fluxo sanguíneo até o coração. Com isso o órgão para de funcionar por um período de tempo, ocasionando na morte do tecido do coração ou em danos irreversíveis. A dor no peito também é um sinal de infarto, por isso muitas pessoas a confundem com a angina, mas fique atento, porque esse não é o único sintoma.

E para que você não os confunda, separamos os principais sintomas de cada um:

Sintomas da Angina:

Desconforto e pressão no peito;
Fadiga;
Respiração rápida;
Náusea;
Taquicardia.

Sintomas do Infarto:

Dor no peito que pode ser leve ou aguda;
Dor que irradia do peito para outros lugares do corpo, como o braço, pescoço e mandíbula;
Sensação de queimação no peito que pode ser similar à da azia;
Desmaio e tontura;
Vômitos;
Suor frio;
Falta de ar;
Palpitações.

Ambos são prejudiciais a saúde e precisam de acompanhamento médico para serem tratados o mais breve possível. Para se ter uma noção, segundo a Sociedade de Cardiologia do Rio, cerca de 500 mil pessoas morrem de infarto no Brasil por ano. Além disso, o atendimento tardio em casos de infarto pode resultar em morte ou graves sequelas.

Por isso, para que você não faça parte do time dos infartados e tenha à sua disposição um atendimento rápido e eficiente, é necessário investir em um convênio médico. Somente o convênio pode garantir um atendimento de qualidade, sempre que você precisar.

Agora comenta aqui embaixo, você já conhecia as diferenças entre angina e infarto?

 


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!