Dúvidas sobre Plano de Saúde: o que é sinistralidade?

Entenda o que é a sinistralidade e aprenda a tomar medidas para proteger a sua empresa contra aumentos abusivos no valor do plano

de saúde.

 

Você já ouviu falar em sinistralidade em plano de saúde? Saiba que este é um ponto muito importante e no qual é preciso prestar bastante atenção. Especialmente nos casos de planos de saúde empresarial.

Continue com a leitura do nosso novo artigo e entenda melhor o que é o sinistro e como ele pode influenciar nos preços e negociações de um convênio médico.

 

O que é sinistralidade do plano de saúde

Antes de tudo, é importante entender que sinistro refere-se aos atendimentos cobertos pelo plano de saúde. Dessa forma, a sinistralidade é a relação entre os procedimentos e atendimentos cobertos num determinado período e o prêmio pago pelos clientes.

Assim, a sinistralidade do plano de saúde é um indicador que revela se o contrato vale a pena tanto para o cliente quanto para a operadora. Uma vez que ele mostra justamente esta relação entre o valor e a quantidade de uso do convênio médico.

 

Entenda como funciona a sinistralidade

A sinistralidade soma todas as consultas, procedimentos, exames e medicamentos usados no período. O total dessa soma, então, é dividido pelo valor pago pelo convênio para que seja encontrado um percentual.

Toda vez que este percentual aumenta em relação ao ano anterior ou é superior à margem de lucro da operadora, um reajuste é aplicado para que o contrato seja readequado.

Vale dizer, no entanto, que alguns órgãos de defesa do consumidor consideram a sinistralidade ilegal. Ainda assim, ela pode ser aplicada se estiver discriminada no contrato de maneira de fácil compreensão e respeitar os índices econômicos brasileiros.

 

Como reduzir a sinistralidade do plano de saúde

Acompanhar a sinistralidade do plano de saúde é uma maneira de evitar aumentos abusivos por parte das operadoras. Especialmente quando falamos de plano de saúde empresarial.

Se, ainda assim, você notar que os preços estão subindo muito e tornaram-se abusivos, há algumas medidas que podem ser tomadas para reverter a situação.

A primeira delas é alterar a modalidade do plano empresarial para a opção com co-participação. Nessa modalidade, os colaboradores pagam uma parte dos atendimentos realizados, o que ajuda a evitar o uso excessivo do convênio médico.

Também é fundamental realizar ações de conscientização e prevenção na empresa. Assim, os colaboradores entendem a importância de usar o plano de saúde de forma mais consciente. Além de a empresa incentivar a realização de exames preventivos.

 

Proteja-se de surpresas desagradáveis

Infelizmente, mesmo entendendo como funciona a sinistralidade do plano de saúde e tomando medidas preventivas, as empresas estão suscetíveis à reajustes abusivos.

Isso costuma acontecer principalmente quando não há uma pessoa responsável por analisar o contrato a fundo e acompanhá-lo posteriormente. Ou seja, essa é uma tarefa que requer bastante conhecimento do assunto e disponibilidade para focar os esforços em monitorá-la.

Por isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada faz toda a diferença. Além de receber a indicação de quais as melhores opções de plano de saúde empresarial, uma empresa do tipo assessora durante toda a contratação do convênio médico.

Com isso, a empresa contrata um plano adequado aos seus colaboradores e ainda ganha a tranquilidade de que pode contar com o apoio e conhecimento de um especialista para monitorar o uso do plano e evitar reajustes abusivos.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema ou deseja entender melhor como a sinistralidade de plano de saúde funciona? Deixe a sua pergunta nos comentários que teremos o maior prazer em ajudá-lo!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!