Você já sabe o que a doença pode fazer com o seu corpo e como o plano de saúde pode ajudar você?
A COVID-19 ainda está entre nós, mesmo que algumas atividades já tenham voltado ao normal, a doença continua sem uma cura oficial. Por isso, é importante que você continue tomando os cuidados recomendados pela OMS, como: Utilização de máscaras, uso de Álcool em gel 70% e limpeza imediata em todos os itens que você obtiver do meio externo.
Em momentos como este, onde o país começa a retornar a normalidade, é que a segunda onda de contaminação recomeça, a exemplo de países, como: Espanha, França e Alemanha. E para que o Brasil não repita o mesmo erro dos outros países, é preciso tomar cuidado, se atentar aos sintomas da doença e ter acesso a um serviço de saúde de qualidade.
Etapas contaminação:
- A pessoa contaminada expele gotículas contendo o vírus. Essas gotículas, normalmente, estão presentes em espirros e tosse. O vírus, presente nas gotículas, viajam pelo ar até encontrar um novo alvo.
- Entrando em contato pelos olhos, nariz ou pela boca, as partículas contaminadas se alojam em um novo hospedeiro e os sintomas podem levar até 5 dias para se manifestar.
- Com uma estrutura pontiaguda, o vírus se instala em nossas células, e se inicia o processo de replicação até que a célula infectada morra.
- As cópias do vírus começam a circular em nosso organismo, contaminando as outras células. Como resposta, o nosso corpo começa o processo de combate, entre o covid e a citocina, nossa célula de defesa. Existem casos em que o nosso organismo produz uma quantidade excessiva de citocina, trazendo malefícios para o nosso pulmão e coração.
- O vírus pode afetar cada parte do nosso organismo de formas diferentes, deixando o nosso pulmão mais fraco e possibilitando problemas respiratórios, atingindo o funcionamento cardíaco e resultando em problemas no coração.
Como buscar ajuda em um plano de saúde?
Os sintomas mais comuns do coronavírus, são: febre, tosse seca e cansaço. Caso você apresente os sintomas da doença, é necessário buscar auxílio médico e iniciar o tratamento.
A partir do dia 14 de Agosto foi decretado que todos os convênios são obrigados a realizar o exame para detecção da doença.
Os testes podem ser realizados em pacientes que apresentam síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, após 8 dias de sintomas. Porém, o plano não é obrigado a realizar o teste em pacientes que já testaram positivo para a COVID-19 ou testaram negativo em um teste realizado em menos de uma semana.
Além do exame, o plano de saúde também deve cobrir o tratamento para a doença, de acordo com a cobertura escolhida ao contratar o convênio médico (ambulatorial, hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia, odontológica e referência).
Vale ressaltar que é necessário realizar a avaliação médica antes de efetuar o pedido para o exame.
Com a lotação de leitos públicos, chegando até 90% de ocupação, é importante investir em um convênio médico em um momento como este. Pois somente com o convênio você tem a certeza de que receberá um atendimento completo, desde diagnóstico, até o tratamento da doença, com a rapidez e o cuidado que a pandemia necessita.
E para que você não fique desprotegido, a Foco em Seguros possui uma equipe completa de consultores especialistas, que ajudará você a encontrar o convênio ideal, com o melhor custo e benefício. Para conhecer o convênio certo para você, cadastre-se aqui embaixo!