Ter uma horta em casa é uma ótima opção para economizar e criar hábitos mais saudáveis durante o seu dia a dia.
Já foi comprovado, segundo estudos recentes, cuidar das plantinhas ajuda a desestressar e combate a depressão. Mas além desses benefícios ótimos para a saúde mental, cultivar hortaliças também colabora para a manutenção da sua saúde física e ainda protege o seu bolso.
Econômico, o hábito de cultivar as suas próprias hortaliças ainda colabora para uma alimentação mais saudável, já que durante o seu cuidado com a horta, não será adicionado nenhum tipo de agrotóxico em suas verduras e temperos.
Os benefícios de se cultivar uma horta em casa são inúmeros e para ajudar você a começar o plantio, separamos 5 dicas infalíveis:
1. Reserve um lugar arejado e com um espaço bom para que as suas verduras consigam se desenvolver e crescer;
2. Realize o plantio diretamente na terra ou em um recipiente que seja capaz de drenar a água;
3. Lave bem todos as ferramentas utilizadas em suas verduras para evitar fungos e bactérias. De preferência, use água sanitária para fazer a higienização;
4. Utilize fertilizantes e terra própria para plantar verduras e hortaliças;
5. Prepare a terra ou o recipiente escolhido para receber as sementes. Em caso de recipiente, coloque no fundo um pouco de terra, cascalho, sementes e terra fofa.
Luz, espaço fresco e água! São os ingredientes necessários para fazer as suas hortaliças crescerem fortes e saudáveis.
E não esquece, mesmo se alimentando de forma saudável, é necessário sempre realizar o acompanhamento com um profissional de confiança. O médico é a única pessoa que pode identificar possíveis doenças crônicas e pode ajudar a prevenir ou realizar o tratamento certo para o seu caso. Por isso, é importante que você invista em saúde através de um convênio médico. Agora comenta aqui, você já tem uma horta no seu quintal?