Veja quais hábitos e atitudes prejudicam o seu cérebro e, portanto, comprometem a concentração e a memória.
A nossa memória pode ser bastante afetada por alguns hábitos ruins. Portanto, conhecê-los nos ajuda a manter a atenção e o raciocínio afiados, além de garantir um envelhecimento mais saudável.
Quer saber se você não está fazendo algo que prejudique a sua memória? Então, conheça quais são os fatores que podem diminuir a sua capacidade no longo prazo:
1. Estresse e ansiedade
Estamos vivendo rotinas cada vez mais estressantes e corridas. Não é à toa que o estresse crônico e a ansiedade estão se transformando nas principais doenças do século.
Saiba que viver constantemente estressado também é altamente prejudicial para a concentração. E isso acontece porque o cérebro fica sobrecarregado e, então, é mais difícil de se concentrar e de guardar novas informações.
É exatamente por isso que equilibrar o trabalho e as preocupações com momentos de lazer e prazer é tão importante. Permita-se aproveitar os finais de semana e se dê momentos para descansar o corpo e a mente.
Saber escolher o que vale e o que não vale a pena para se preocupar também faz toda a diferença para evitar o estresse.
E lembre-se: nem tudo deve ficar nas suas costas! Dividir tarefas é primordial para não ficar tão estressado e ansioso.
2. Falta de sono
Dormir mal ou pouco, além de impactar no aumento dos níveis de estresse, contribui para o envelhecimento do cérebro.
De acordo com uma pesquisa da Duke-NUS Graduate Medical School, há evidências de que quanto menos as pessoas dormem, mais rápido seus cérebros envelhecem.
Dessa forma, noites mal dormidas levam ao declínio cognitivo. Por isso, valorize o seu sono e tente criar uma rotina de relaxamento para conseguir desligar e acordar revigorado no dia seguinte!
3. Fazer várias coisas ao mesmo tempo
O avanço da tecnologia e a nossa rotina corrida têm exigido cada vez mais de nós. Com isso, ser multitarefas se tornou um requisito para conseguir dar conta de todos os afazeres do dia.
Saiba que, no entanto, fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode estar mudando a estrutura do nosso cérebro.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Sussex, ser multitarefa pode aumentar a falta de atenção. Além de aumentar a incidência de problemas emocionais, entre eles, a depressão e a ansiedade.
4. Alimentação pouco saudável
Sabe aquela vontade que bate de “comer besteira”? Ela também pode prejudicar a sua memória!
Uma dieta com muita gordura e açúcar pode causar mais danos ao cérebro do que o ganho de peso.
Em um estudo realizado com ratos alimentados com doces e frituras, os pesquisadores notaram inflamações nas áreas do cérebro associadas à memória verbal e espacial, que ajudam a lembrar das coisas.
Por isso, manter uma dieta saudável e balanceada também faz toda a diferença para melhorar a concentração e a memória!
5. Excesso de toxinas no cérebro
Por fim, outros hábitos pouco saudáveis também comprometem a nossa memória.
Consumir álcool ou substâncias químicas como medicamentos para emagrecer aumentam os níveis de toxina em todo corpo. Dessa forma, o cérebro e a memória também são prejudicados.
Além de uma boa alimentação, realizar atividades físicas com frequência, ter momentos de prazer e relaxar são atitudes que contribuem para evitar esses fatores tão prejudiciais para a nossa saúde.
E se você tem se sentido muito estressado ou com problemas para lembrar de coisas ou para se concentrar, não deixe de procurar um médico!
Lembre-se de que a sua saúde é um dos bens mais valiosos que você tem. Por isso, ela deve ser prioridade na sua vida.