Menopausa: saiba identificar e controlar os sintomas

A Menopausa é inevitável. No entanto, podemos nos prevenir desde já para minimizar os sintomas e passar pela fase com o bem-estar elevado!

A Menopausa costuma acontecer entre os 48 e 51 anos de idade da mulher. Ela marca a última menstruação e é decorrente da interrupção da produção dos hormônios femininos.

Ainda assim, a Menopausa pode acontecer de forma precoce, até antes dos 40 anos de idade. As causas dessa antecipação, no entanto, ainda não são conhecidas.

Os sintomas da Menopausa podem variar de mulher para mulher. Enquanto algumas passam pela fase sem grandes alterações, outras sofrem com ondas de calor e mudanças bruscas de humor.

Continue com a leitura deste artigo e conheça melhor os sintomas e saiba como controlar a Menopausa!

 

Sintomas da Menopausa

Durante a Menopausa, a mulher passa pelo climatério, que seria o equivalente a um período de transição. Nesse período, a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa e há uma diminuição das funções ovarianas.

É justamente durante o climatério que os sintomas da Menopausa mais conhecidos acontecem. Nele, aparecem as súbitas ondas de calor, que afetam de 60 a 80% das mulheres.

Nessa fase, algumas mulheres também podem apresentar palpitações e sensações de desmaio. No entanto, a intensidade dos sintomas da Menopausa varia muito de pessoa para pessoa.

 

Outros sintomas da Menopausa

  • Alterações menstruais (antes do término completo)
  • Coceira e secura vaginal, que pode levar a dor na relação sexual
  • Redução da libido
  • Diminuição do tamanho e da firmeza dos seios
  • Sudorese noturna
  • Dificuldade para dormir
  • Mudanças de humor e diminuição de autoestima
  • Ganho de peso
  • Pele ressecada e afinamento dos cabelos
  • Dores de cabeça
  • Aumento da porosidade dos ossos

Apesar de menos frequentes, ainda podem aparecer sintomas como diminuição da memória, fadiga, espinhas e incontinência urinária.

 

Tratamentos para menopausa

A Menopausa é um processo natural do organismo da mulher. E, como cada uma apresenta os sintomas em intensidades diferentes, ela pode não precisar de tratamento.

Nos casos em que a Menopausa se torna um incômodo, alguns tratamentos podem ser adotados para melhorar a qualidade de vida.

A reposição hormonal costuma ser o mais efetivo e mais popular. No entanto, esse tipo de tratamento pode trazer algumas decorrências sérias, como o aumento da propensão em desenvolver um câncer de mama.

Outra opção, menos invasiva e mais natural, são tratamentos alternativos, como a opção do medicamento natural para a Menopausa ou a acupuntura. Muitas mulheres relatam melhoria nos sintomas a adotar caminhos do tipo.

 

Como diagnosticar e qual caminho escolher

É fundamental dizer que os exames frequentes são essenciais na saúde da mulher. Por isso, o acompanhamento médico é importante para diagnosticar e apontar o melhor tratamento para a Menopausa.

O diagnóstico costuma considerar a faixa etária e o histórico menstrual da mulher. Em alguns casos, ainda pode ser necessária a realização de exames para confirmar a Menopausa, principalmente quando já há uso de hormônios.

Contar com um acompanhamento médico é de extrema importância para passar pelo período com qualidade de vida. E, assim, minimizar os sintomas da menopausa.

Por isso, investir em um plano de saúde adequado para o seu momento de vida faz toda a diferença!

Nós da Foco Seguros contamos com o conhecimento necessário para ajudá-la nessa escolha. Entre em contato com a gente e, juntas, vamos escolher o plano de saúde mais adequado para você!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!