Fazer o bem ao próximo também é positivo para a nossa saúde e autoestima. Veja como essa atividade tão gratificante pode mudar totalmente a sua vida!
Você sabia que o trabalho voluntário não é benéfico apenas para quem recebe a boa ação? Muitos estudos já comprovam que quem realiza atividades do tipo ganha muito em felicidade e bem-estar.
E, durante a meia idade, o voluntariado pode ser uma excelente oportunidade de se sentir mais útil e ativo. Além de ajudar a conhecer novas pessoas e aumentar a qualidade de vida.
Benefícios cientificamente comprovados
O voluntariado faz nos sentirmos melhores. Afinal, o bem que você faz a alguém costuma retornar para você.
Saiba que essa é muito mais do que uma frase de efeito. Os benefícios do voluntariado são comprovados cientificamente.
De acordo com um estudo da Universidade de Michigan (EUA), as pessoas que atuam como voluntárias vivem, em média, 4 anos mais.
Isso acontece porque o voluntariado é um ato de amor. Por isso, as pessoas são movidas apenas pelo prazer de ajudar ao próximo, sem esperar nada em troca.
Além disso, quem realiza pelo menos 4 horas de trabalho voluntário por mês tem 10 vezes mais chances de ter uma boa saúde do que quem não o faz.
Menos stress e mais sensação de prazer
Quem é voluntário vivencia um poderoso sentimento de satisfação. Isso acontece porque ajudar ao próximo diminui o stress e aumenta a liberação de endorfinas, responsáveis pela sensação de felicidade.
Além disso, o voluntariado nos ajuda a nos sentirmos mais valorizados, úteis e com boa autoestima. Tudo isso porque a atividade permite compreender que temos algo para contribuir e ajudar.
Quando falamos da terceira idade, essas sensações são ainda mais importantes. Principalmente porque a depressão afeta cerca de 15% da população idosa no Brasil.
A doença, muitas vezes, está relacionada ao sentimento de exclusão social. Por isso, ao realizar um trabalho social, o idoso consegue voltar a sentir que pertence a algum lugar, além de criar laços e conhecer novas pessoas.
Por fim, vale dizer que o voluntariado também pode ser importante para desenvolver e demonstrar habilidades e experiências de vida. Afinal, esse é um momento em que é possível ensinar e apoiar outras pessoas com base naquilo que você viveu.
Dessa forma, a vida assume um aspecto muito mais satisfatório, divertido e menos artificial. Além disso, ajudar ao outro pode aumentar a motivação para realizar as tarefas rotineiras.
Por onde começar?
O trabalho voluntário é uma excelente oportunidade para exercer funções diferentes da habituais. Com isso, é possível melhorar o aprendizado e estimular a memória.
Existem diversos lugares que você pode procurar para começar a se envolver nesse tipo de atividade tão prazerosa. Entre eles estão:
- Igrejas;
- Comunidades carentes;
- Grupos de autoajuda;
- Programas desenvolvidos por empresas;
- Hospitais e instituições;
- Clubes e associações esportivas;
- Programas do Governo.
Procure um lugar que tenha a ver com os seus valores e no qual você se sinta bem. Muitas vezes, ir acompanhado de algum amigo pode ajudar a manter a rotina e a frequência de participação nos programas.
Que tal começar a fazer o bem para o próximo e, consequentemente, melhorar o seu próprio bem-estar?
Vamos aproveitar para usar o espaço nos comentários para listar lugares que precisam de ajuda!