Você sempre teve dúvidas sobre qual seria a melhor opção para conservar a saúde dos seus alimentos e manter o seu corpo saudável?
Se você sempre pensou que o óleo era o grande vilão do seu coração, está na hora de mudar a sua convicção. Importante fonte de ômega 3 e ácidos graxos, os óleos vegetais, como: canola, girassol e entre outros, são essenciais para a manutenção do nosso corpo e ajudam a sintetizar algumas vitaminas, como: Vitamina A, D e K. Por isso não devem ser eliminados de uma dieta saudável.
Os óleos vegetais pertencem ao time das gorduras insaturadas e por isso são bons para a saúde. O que faz mal é o consumo de gorduras saturadas.
Mas mesmo benéfico, o óleo não deve ser consumido sem moderação e precisa estar, somente, em 25% das suas refeições diárias, de acordo com a Academia Americana de Ciências.
Mas e se esquentar?
Já foi comprovado que o óleo perde os seus nutrientes se for exposto em altas temperaturas, por isso é necessário cuidado ao cozinhar e não se deve reaproveitar o óleo usado para fritar outros alimentos.
O reaproveitamento do óleo libera substâncias prejudiciais à saúde e podem comprometer a saúde do seu intestino.
E o azeite?
O azeite também é uma ótima opção para o consumo. Ele também é composto por ácidos graxos e possui efeitos antioxidantes poderosos, se tornando uma boa opção saudável para cozinhar. Ao contrário do óleo, o azeite é resistente a altas temperaturas e por isso não prejudica a saúde ou perde nutrientes ao ser aquecido.
Mas cuidado, não exagere para que ele não traga malefícios ao seu bem-estar.
Qual é o melhor?
Ambos são benéficos para a saúde do nosso corpo e podem fazer parte da nossa dieta, por isso, escolha o que melhor se adapta ao seu paladar e use com moderação. Mas não se esqueça, sempre consulte um médico e nutricionista para fazer ajustes em sua alimentação.
E para que você tenha um bom atendimento médico sempre à sua disposição, é necessário investir em um convênio de qualidade.
Comenta aqui embaixo, você prefere o azeite ou o óleo para cozinhar?