Os acidentes mais comuns na terceira idade

Conheça os acidentes mais comuns que ocorrem com idosos e saiba como preveni-los!

Você sabia que cerca de 70% das quedas dos idosos acontecem em casa? Esse dado do Ministério da Saúde nos mostra a importância de conhecer os principais acidentes na terceira idade. Afinal, é só assim que vamos conseguir preveni-los.

Infelizmente, os acidentes domésticos são muito comuns nessa fase da vida. Dependendo da gravidade, inclusive, eles podem colocar a vida do idoso em perigo.

Além disso, vamos perdendo o nosso equilíbrio, reflexos e coordenação ao longo da vida. O que faz com que as situações de risco aumentem.

Continue com a leitura desse artigo e entenda melhor sobre o assunto. Além de saber quais os cuidados com o idoso que você deve ter para evitar acidentes graves!

 

1 – Quedas no banheiro

Como falamos no início do artigo, as quedas são um dos principais acidentes que acontecem na terceira idade. E o banheiro é o local da casa em que isso costuma acontecer com mais frequência.

Afinal, um local úmido e escorregadio é um “prato cheio” para perdermos o equilíbrio e um grande desastre acontecer.

O pior de tudo é que, dependendo da intensidade da queda, o idoso pode ter uma fratura, tornando o acidente muito mais grave.

Por isso, é fundamental adaptar o banheiro e contar com pisos antiderrapantes, barras dentro do box e ao redor do vaso sanitário e um box que não seja de vidro.

Manter o local sempre seco e com uma boa iluminação também ajuda bastante a evitar acidentes.

 

2 – Quedas nas escadas

As escadas são outro ambiente da casa que representam um grande risco para o idoso. Além do equilíbrio comprometido, a visão prejudicada pode aumentar as chances de quedas e acidentes.

Quando ter escada é inevitável, trate de deixar o local muito bem iluminado e com corrimãos dos dois lados. E isso vale, inclusive, para escadas com poucos degraus.

 

3 – Tropeços em pequenos objetos

Pequenos objetos espalhados pela casa podem parecer inofensivos. No entanto, eles não são nada recomendados para casa com idosos. E isso também vale para ambientes com muitos móveis, tapetes e fios.

Como o equilíbrio fica comprometido nessa fase da vida, esbarrar em objetos e móveis pode levar a quedas e lesões.

Tente deixar a circulação pela casa livre e sem obstáculos. Além disso, reforce sempre com a pessoa a importância dela se movimentar devagar pelos cômodos.

 

4 – Queimaduras

Passar roupas ou preparar uma refeição são atividades simples do nosso cotidiano. No entanto, durante a terceira idade, elas também precisam de um novo olhar para evitar acidentes.

As queimaduras também estão no topo da lista de ocorrências mais comuns em idosos. Para preveni-las, no entanto, você não precisa proibir o idoso de realizar essas tarefas. Afinal, esse tipo de limitação pode acabar deixando-o triste e chateado.

Reforce a segurança oferecendo ajuda quando estiver em casa e colocando lembretes importantes, como desligar o gás após o uso.

Ter alguns cuidados específicos com o idoso e com a casa faz toda a diferença para que a pessoa continue tendo a sua independência ao mesmo tempo em que você garante mais segurança e bem-estar para ela!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!