Mente sã, corpo são. Conheça alguns exercícios e hábitos que vão ajudá-lo a aumentar o foco!
Os lapsos de memória estão cada vez mais comuns. E o que mais assusta é que eles não acometem apenas idosos. Jovens e pessoas na meia idade já experienciam sinais de alteração na capacidade cognitiva por causa da vida estressante.
Nesse sentido, exercitar a mente e mantê-la ativa é primordial para envelhecer de forma saudável.
Para você ter uma ideia, alguns estudos realizados pelo Instituto Karolinska, na Suécia, mostraram que é possível retardar os sintomas do Mal de Alzheimer com exercícios para o cérebro, atividades físicas, interações sociais e uma alimentação saudável.
Portanto, independentemente da sua idade, é importante começar o quanto antes! Veja, a seguir, algumas dicas que separamos para você.
Da onde vêm os lapsos de memória?
Antes de tudo, é importante reforçar que os lapsos de memória não são mais exclusivos das pessoas que estão na terceira idade. Apesar de a capacidade cognitiva diminuída ser comum nessa fase da vida, o problema já pode ser notado em pessoas bastante jovens.
De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia (Abneuro), os lapsos de memória são comuns quando a nossa atenção fica dispersa. E não se engane ao achar que isso é uma característica que acomete apenas alguns signos.
Quando estamos nervosos ou muito estressados, a nossa atenção se dispersa. Por isso, podemos apresentar casos de lapsos de memória.
Ainda assim, se o quadro se tornar constante ou repetitivo, o ideal é que você procure um médico para investigar mais a fundo o que pode estar acontecendo.
Atividades e jogos para exercitar a mente
Agora que você já sabe que precisa exercitar o cérebro para envelhecer de forma saudável, vamos dar algumas dicas de exercícios e jogos para o cérebro.
São atividades simples que você pode incorporar na sua rotina facilmente. Mas que terão um efeito poderoso para te manter alerta, aumentar o foco e, até mesmo, aliviar o estresse e a ansiedade.
São elas:
1 – Mude os caminhos
Tente mudar o trajeto de caminhos que você faz todos os dias, como ir a padaria ou ao trabalho. Com isso, você tira o cérebro do “automático” e o obriga a prestar atenção. E isso ajuda a estimular a criatividade.
2 – Procure sempre o novo
Incluir atividades na rotina que sejam diferentes e que estimulem a mente também faz toda a diferença. Aqui, você não precisa fazer nada de muito elaborado ou extraordinário.
Tentar uma nova receita, pintar as unhas com a mão esquerda ou decorar uma letra de música em inglês, por exemplo, já o ajuda com esta tarefa!
3 – Amplie a capacidade de aprendizado
Essa dica é especialmente importante após os 60 anos. No entanto, ela faz um bem enorme para o nosso cérebro e para a nossa vida como um todo.
Esteja aberto a aprender coisas novas e a evoluir naquilo que você já sabe. Matricule-se em um curso, participe de palestras ou peça para um amigo te ajudar a saber mais sobre um assunto.
4 – Mate o tempo com jogos que estimulem o cérebro
Que tal trocar um pouco as redes sociais por atividades como leitura, palavras cruzadas e jogos de lógica?
Até mesmo os videogames ajudam a estimular o cérebro e a melhorar a nossa memória. Além disso, essas atividades podem ser muito mais relaxantes e produtivas do que navegar por horas pelas redes sociais.
5 – Não deixe a alimentação e os exercícios de lado
Por fim, complemente os exercícios para o cérebro com cuidados saudáveis para o seu corpo. Afinal, o ditado “corpo são, mente sã” é o caminho para envelhecermos bem e felizes.
As atividades físicas, além de benéficas para o nosso corpo, ajudam a manter a mente ativa. Isso porque elas nos deixam mais dispostos e alertas, além de aumentar a sensação de bem-estar.
Uma alimentação rica em Omega-3, vitamina B e antioxidantes também colabora para prevenir o envelhecimento precoce e para manter a mente saudável.
E você, o que fez hoje para cuidar da sua saúde mental?