Planos com franquia e sem franquia: entenda como funciona!

Planos de saúde com franquia e sem franquia

Veja como funciona um plano de saúde com franquia e entenda as vantagens e desvantagens dessa modalidade nesse artigo.

Recentemente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou uma proposta para sistematizar a aplicação de franquias no plano de saúde. A notícia gerou bastante indignação no setor e tem sido alvo de muitas críticas desde então.

Entenda, a seguir, o que pode mudar com essa proposta e qual a diferença entre um plano de saúde com franquia e um sem!

 

O que é plano de saúde com franquia

O modelo de plano de saúde com franquia ainda é pouco conhecido e explorado no Brasil. No modelo tradicional, quem tem um convênio médico nessa categoria, fica responsável por pagar integralmente os serviços usados até atingir o valor total contratado.

Em outras palavras, você paga a mensalidade do plano de saúde, mas a operadora só começa a custear as consultas e exames após você ultrapassar o valor da franquia contratada. Até atingir esse ponto, os custos com serviços médicos deverão ser pagos integralmente por você.

Imagine, por exemplo, que o plano de saúde contratado tem uma franquia no valor de R$ 10.000,00. Até que o seu total de gastos médicos chegue a esse valor, você deverá arcar com as despesas. No entanto, assim que atingir os R$ 10.000,00, a operadora passará a arcar com as próximas despesas.

Por fim, é importante reforçar que a mensalidade deverá ser paga independentemente da franquia ter ou não sido consumida.

 

Diferença entre franquia e coparticipação

É importante ter em mente que o plano de saúde com franquia é diferente da coparticipação. No caso da coparticipação, você assume o pagamento de uma porcentagem dos custos médicos sempre que usar os serviços.

Com isso, além da mensalidade, você paga uma taxa toda vez que realizar um exame ou consulta. Sendo que essa taxa vai corresponder a uma porcentagem pré-estipulada do serviço em questão.

 

Vantagens e desvantagens do plano de saúde com franquia

Não se assuste ao achar que o plano de saúde com franquia só traz desvantagens para o consumidor. Nessa modalidade, as mensalidades são menores, o que pode ser muito vantajoso para um plano de saúde familiar.

Essa também costuma ser uma boa opção para pessoas com poucos problemas de saúde. Assim como é interessante para quem não consegue arcar com mensalidades muito altas de convênio médico.

Em contrapartida, para quem precisa de serviços médicos regulares, essa pode não ser a melhor opção. Afinal, a conta pode acabar ficando mais alta no final do mês.

 

Regulamentações da ANS

Com a nova proposta, a ANS pretende regulamentar a contratação dos planos de saúde. No entanto, é importante dizer que os planos já contratados não sofrerão alteração. Dessa forma, as regras valerão apenas para os planos de saúde novos.

A ideia da ANS é aumentar o acesso aos planos de saúde, uma vez que as mensalidades ficarão mais baratas. No entanto, a preocupação do mercado é que não haverá um limite para as franquias. E isso pode ser tanto benéfico para o consumidor quanto prejudicá-lo.

De qualquer forma, cuidar da saúde e atuar na prevenção de doenças é uma atitude que todos precisam ter. Com isso, evita-se o desenvolvimento de doenças mais sérias no futuro e, consequentemente, os gastos com serviços médicos.

Que tal começar a priorizar a sua saúde? Entre em contato com a gente pelo telefone (11) 2091-2270 e peça uma cotação de planos de saúde com preços mais adequado para você e sua família!


Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Preencha o formulário abaixo e o mais breve possível receberá a ligação de nossa equipe.

Será um prazer te atender!