A saúde bucal é algo ao qual devemos nos atentar sempre. No entanto, na terceira idade, os cuidados precisam ser intensificados.
Os cuidados com a saúde bucal as visitas periódicas ao dentista são fundamentais em qualquer idade. No entanto, na terceira idade eles precisam ser reforçados.
Afinal, é comum que pessoas precisem usar dentaduras nessa época da vida e comecem a apresentar problemas decorrentes de outras doenças. E até mesmo os idosos que usam fio dental e escova regularmente podem ter alguns problemas bucais.
Quer entender melhor como fazer os cuidados com a saúde bucal? Veja as dicas que separamos a seguir!
Problemas bucais mais frequentes e como evitá-los
1. Cáries
Durante a terceira idade, os problemas com a raiz dos dentes e as cáries são mais comuns.
Escovar os dentes com cremes dentais que contenham flúor e usar o fio dental diariamente são algumas das atitudes que ajudam na prevenção. Além de, claro, ir ao dentista regularmente.
2. Sensibilidade nos dentes
Quem já sofria com sensibilidade nos dentes pode observar o problema se agravar com a idade. Além disso, pessoas que nunca sofreram da condição podem começar a apresentá-la.
Isso acontece porque a retração gengival costuma ser maior em idosos. Assim, as áreas dos dentes que não são protegidas pelo esmalte dental ficam expostas, fazendo com que elas fiquem bastante doloridas. Principalmente quando ingerimos alimentos ou bebidas quentes ou frios.
Nos casos severos de sensibilidade nos dentes, o incômodo pode aparecer até quando o ar está mais frio ou quando há a ingestão de alimentos doces ou amargos.
Dentes sensíveis exigem cuidados como um creme dental apropriado. Além disso, eles podem indicar um problema mais sério como uma cárie ou dente fraturado. Por isso, é sempre importante consultar um dentista.
3. Boca seca
A sensação de boca seca com frequência costuma ser uma queixa entre a terceira idade. E este problema pode ser decorrente do uso de medicamentos ou de outras condições de saúde.
Saiba que a boca seca não é apenas um mero detalhe, já que ela pode prejudicar a saúde dos seus dentes.
Para contorná-la, é fundamental consultar um dentista e adotar o tratamento ou medicação mais adequados para o seu caso.
4. Gengivite
A gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades. No entanto, a partir dos 40 anos ela costuma ser mais frequente.
De forma geral, fatores como má alimentação, fumo, estresse, uso de alguns medicamentos, higiene bucal inadequada e a ocorrência de doenças sistêmicas podem agravar a gengivite.
Vale dizer que as doenças na gengiva são reversíveis quando estão nos primeiros estágios. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental para identificá-las cedo e, assim, tratá-las.
5. Dentaduras
O uso de dentaduras é bastante frequente na terceira idade, uma vez que torna mais fácil a vida de muitas dessas pessoas. No entanto, a dentadura exige alguns cuidados especiais. Por isso, é fundamental seguir rigorosamente as instruções do dentista e ir às consultas.
Vale dizer que algumas doenças como a diabetes e problemas cardíacos também podem afetar a saúde bucal. E, normalmente, essas doenças também são mais comuns na terceira idade.
Por isso, a realização frequente de exames e de consultas médicas é ainda mais importante nessa fase da vida. Elas não apenas ajudam a tratar de doenças, como também a evitá-las e identificá-las o mais cedo possível.
Para tanto, é essencial contar com um plano de saúde sênior adequado às suas necessidades.
Que tal começar a cuidar da sua saúde o quanto antes? Entre em contato com a gente para conhecer as opções de convênio médico!