Não existe idade certa para mudar de carreira. Veja como fazer essa transição após os 50 anos e
não desanimar para conquistar os seus sonhos!
Você mudaria totalmente de trabalho após os 50 anos?
Pode ser que falte a coragem para dar uma reviravolta tão grande assim na vida. Afinal, essa decisão vem atrelada à incertezas, especialmente aquelas que vão de encontro à receptividade do mercado para quem está na meia idade.
No entanto, esse tipo de desejo é muito mais comum do que você imagina. Justamente porque são poucas as pessoas que tiveram a possibilidade de escolha e de trabalhar com o que amam.
Mas será que é tarde demais para mudar?
O que motiva as pessoas a mudar?
Para muitos, o emprego para maiores de 50 anos é sinônimo de não deixar de ser produtivo.
Muitas vezes, a chegada da terceira idade vem acompanhada da estabilidade financeira e, então, da possibilidade de realizar sonhos adiados ao longo da vida.
O desejo de continuar ativo e encarar novos desafios aparece como uma forma de continuar evoluindo.
Além disso, o trabalho permite conhecer novas pessoas e ampliar o círculo de relacionamentos. Assim, o idoso se sente mais jovem e prolonga aquela sensação gostosa de não saber o que está por vir.
Já para outros, mudar de carreira na meia idade é uma necessidade. Às vezes, a aposentadoria não é suficiente para manter o estilo de vida atual. Por isso, é preciso se manter ativo.
Nesses casos, pode-se dizer que a necessidade faz a oportunidade. Uma vez que o idoso precisa trabalhar, ele aproveita para conhecer novas áreas e desenvolver outros talentos.
Como mudar de profissão na meia idade?
Essa é uma excelente oportunidade para realizar aquele sonho de infância, como ser professor ou trabalhar com animais.
Tenha em mente que na terceira idade você já adquiriu conhecimentos e a maturidade que não tinha quando começou no mercado de trabalho. Por isso, ficará muito mais fácil de desenvolver novas habilidades técnicas.
Dessa forma, focar na experiência que a maturidade proporciona pode ser um grande diferencial para você.
Tenha em mente que, muitas vezes, o preconceito está apenas na nossa mente. E você tem muito a acrescentar às empresas desde que saiba se posicionar como tal.
Além disso, já existem muitos negócios que buscam especificamente pessoas na terceira idade. O que abre ainda mais as portas para mudar de profissão nessa fase!
Características importantes para esse desafio
Para mudar de profissão, independentemente da sua idade, você precisa se conhecer para saber no que é bom. Assim, ficará mais fácil de identificar em quais áreas você teria habilidades valiosas a acrescentar.
A resiliência também é muito importante para essa transição. Afinal, ela nem sempre acontece de forma rápida ou fácil. Por isso, o grande segredo está em não desistir e continuar tentando.
Outro ponto importante a ter em mente é que estamos vivendo mais e com mais saúde. Por isso, aquela visão frágil do idoso não existe mais. E isso fez com que diversas oportunidades para as pessoas entre 50 e 70 anos se abrissem.
Por fim, você ainda pode considerar realizar algum tipo de trabalho voluntário, especialmente se a escolha não se basear na questão financeira.
Assim, além de continuar ativo, você estará oferecendo os seus conhecimentos e tempo para quem realmente precisa. Fazendo com que você se sinta muito mais feliz e útil.
Você já pensou em mudar de profissão? Se sim, no que gostaria de trabalhar?