Será que a vida sexual muda tanto assim após os 50 anos? Vejam alguns mitos e verdades sobre o sexo na melhor idade!
A vida sexual após os 50 anos não deve parar.
Pelo contrário, fazer sexo durante esta fase da vida faz muito bem para a vida a dois.
Afinal, o sexo mantém a conexão entre o casal, além de ser excelente para relaxar e dar uma gostosa sensação de bem-estar.
Ainda assim, existem muitos mitos a respeito da vida sexual após os 50 anos. E, pensando nisso, resolvemos listar algumas informações que vão ajudá-lo a desvendar o sexo na melhor idade!
O desejo diminui com o passar dos anos?
É muito comum ouvirmos as pessoas afirmando que o desejo sexual vai diminuindo com o passar dos anos. Pois saiba que, na realidade, não é bem assim que funciona.
De acordo com um estudo francês, o desejo está muito mais relacionado às suas atitudes pessoais do que a fatores externos.
Dessa forma, o desejo pode ser incentivado por uma boa saúde, autoestima elevada e experiências passadas agradáveis. Neste sentido, tentar focar os momentos a dois em boas experiências sensoriais pode fazer toda a diferença para aumentar o desejo!
Pessoas mais velhas têm um desempenho sexual inferior?
Este é outro mito bastante comum conforme a idade vai avançando. No entanto, é importante ter em mente que o envelhecimento também faz com que os pilares de uma boa vida sexual mudem.
Dessa forma, os fatores que vão indicar se o desempenho na cama foi bom ou não são bastante diferentes daqueles de quando éramos jovens.
Por isso, a intimidade emocional, a aproximação com o outro e a sua imagem de si e do parceiro contam muito mais pontos neste momento do que o ato sexual propriamente dito.
A frequência do sexo começa a cair?
Quanto mais velhos ficamos, menos sexo fazemos?
Infelizmente, algumas pesquisas revelam que sim. Para você ter uma ideia, pesquisadores colombianos concluíram que o número de relações sexuais entre pessoas de 52 a 90 anos diminuiu com a idade.
Ainda assim, alguns dos grupos estudados apresentaram médias mais altas. Estas pessoas, no entanto, tinham uma relação diferente com o sexo, por isso, o desejo era maior.
As mudanças hormonais interferem no sexo?
Por fim, outro mito bastante comum sobre a vida sexual após os 50 anos está relacionado às mudanças hormonais das mulheres durante a menopausa.
Saiba que existem evidências que o estresse causado pela rotina, as experiências passadas e a saúde mental interferem muito mais na vida sexual do que os hormônios.
Com isso, a maneira como a pessoa vive e a sua personalidade podem ser muito mais determinantes para uma vida sexual não tão boa do que o envelhecimento propriamente dito.
Por isso, antes de culpar o passar dos anos e se queixar que a vida sexual não é mais a mesma, tente olhar para si e ver se não há nada em você que pode ser trabalhado.
Muitas vezes, tentar relaxar mais na hora do sexo ou conversar com um terapeuta ou com o seu parceiro pode ser fundamental neste momento. Afinal, esta atitude ajuda a quebrar alguns tabus, melhorar a sua autoestima e, consequentemente, a aproveitar mais!